A psicoterapia de fenomenologia existencial pode ser feita online?

14 respostas
A psicoterapia de fenomenologia existencial pode ser feita online?
Assim como as demais abordagens da psicologia, a fenomenologia é uma abordagem que pode ser realizada de forma online. Os critérios éticos do Conselho de Psicologia atravessam todas as práticas profissionais, a abordagem é uma visão de mundo; portanto, ela é uma forma de interpretação dos condicionantes trazidos pelo cliente/paciente. Assim, ela não fica isenta de ser utilizada para esse fim.

Boa tarde, sim! A psicoterapia on-line é tão eficaz como a presencial, todas as linhas podem ser feitas de forma on-line buscando sempre adaptações para esse novo formato. Sendo assim, a resposta é sim, a psicoterapia fenomenológica existencial pode ser feita on-line.
Sim, pode acontecer de forma on-line pois o consultoria terapêutico vai onde o desejo de melhora e autoconhecimento estiver. Nessa abordagem existencial os atendimentos relacionam os acontecimentos de sua vida com o modo como se vivencia e se relaciona com esses fatos, ou seja, que significados esses fatos tem para a pessoa e como ela pode entender a si mesma. A psicoterapia cria a possibilidade para a pessoa entrar em contato com suas angústias e medos, entendendo a indeterminação da existência, permite que a pessoa possa dar significado às suas vivências e criar autonomia para poder fazer escolhas e resolver seus problemas. O papel do terapeuta nesta abordagem é bastante ativo em trazer questionamentos, sempre buscando que o cliente assuma um papel autônomo e responsável sobre sua vivência.
Respondendo objetivamente sua pergunta, sim, é perfeitamente possível o atendimento online nesta e qualquer outra abordagem. No caso do método fenomenológico existencial, o que conta é a observação, descrição e, sobretudo, vivência dos fatos que ocorrem durante a sessão de terapia. Assim, um gesto, um esquecimento, uma palavra trocada, um choro ou riso, qualquer tipo de manifestação é levada à percepção do sujeito, para que possa ser por ele interpretada, assimilada e processada em algum entendimento de si e de sua situação. Espero ter ajudado a esclarecer. Desejo sucesso! Sempre às ordens!

Olá, bom dia. Sim, a psicoterapia fenomenológica existencial pode ser feita online assim como outras abordagens também.
Olá,
Não há restrição para a psicoterapia fenomenológico-existencial em modo remoto (online). No entanto, é conveniente que você avalie se tem a disponibilidade de um local confortável, com privacidade (onde o que você fale e ouça não seja ouvido por outras pessoas) e onde você não seja interrompid@ por um período de uma hora. Na forma remota, além da disposição pessoal e de tempo, o lugar adequado para o cliente precisa ser garantido por ele próprio.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Com absoluta certeza!!! Vale lembrar que a abordagem é efetiva no modelo online, mas cada cliente vai ter a sua preferência e processo de adaptação particulares.
Toda abordagem psicológica pode ser realizada de forma segura e eficiente pela telemedicina. A consulta presencial é uma preferência de algumas pessoas.
Olá!
O processo terapêutico, independente da abordagem teórica que o Psicólogo use, pode ser feito de forma online. Então, sim, é possível fazer psicoterapia por meio da Abordagem fenomenológica-existencial.

No entanto, por ser online, é necessário se atentar ào seguinte:
Definir com seu psicoterapeuta uma plataforma segura;
Fazer uso de fones de ouvido durante as sessões;
Estar em um local privado, para que você possa se sentir o mais confortável possível;
Cuidar com a conexão de internet.
Sim, a psicoterapia pelo viés fenomenológico-existencial pode ser realizada online. A terapia online pode ser tão eficaz quanto a terapia presencial, desde que o terapeuta e o paciente estejam comprometidos e estabeleçam uma boa relação terapêutica. Certifique-se de escolher um terapeuta qualificado e licenciado que ofereça a modalidade de terapia online, se essa for a opção desejada.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia fenomenológica - R$ 120
Olá, toda abordagem pode ser realizada de forma online, desde que o profissional esteja cadastrado na plataforma e-psi. A eficácia é tão boa quanto presencial.
Olá, boa tarde! Sim, o atendimento pode ser no formato online e é tão eficaz quanto no formato presencial.
Sim, a psicoterapia fenomenológica existencial pode ser feita na modalidade online, assim como em outras abordagens. No atendimento online é importante que busque um ambiente confortável e que garanta o sigilo das suas informações.
Pode ser feito on-line sem nenhum problema. Os fenômenos acontecem e aparecem da mesma forma que nos encontros presenciais. E é possível tratar tais fenômenos em terapia on-line do mesmo modo que no processo presencial. Já tratei por anos de pacientes em outros países/cidades, por exemplo, e funcionou tão bem quanto no presencial.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!