A Ptose e o astigmatismo são decorrentes do mesmo problema ocular? Para ambos existente tratamento

2 respostas
A Ptose e o astigmatismo são decorrentes do mesmo problema ocular?
Para ambos existente tratamento com sucesso?
Dra. Paula Cassini
Oftalmologista, Cirurgião plástico
Florianópolis
A ptose palpebral seria a "queda" da pálpebra superior (em geral) conferindo ao olhar um aspecto mais fechado. Em geral está relacionada com a "fraqueza" dos músculos que atuam na abertura ocular. Este processo pode ser congênito (a pessoa nasce dessa forma) ou adquirido (ao longo da vida). Temos várias causas para a ptose palpebral, origem neurológica, miogênica, aponeurótica, traumática e mecânica. Cada caso deve ser estudado individualmente e o tratamento cirúrgico tem sucesso na maior parte dos casos.
O astigmatismo é um erro do sistema óptico dos olhos que pode ser causado por irregularidades na córnea ou no cristalino ("lente" natural dos olhos). Em geral os pacientes têm sintomas de visão borrada e embaçamento visual. O tratamento constitui-se na busca pela melhoria da visão através do uso de óculos, lentes de contato ou tratamento cirúrgico como implantes de "anel corneano", terapias a laser e transplante de córnea lamelar (partes da córnea) ou penetrante.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Bernardo Magacho
Oftalmologista
Goiânia
Bom dia...
Em casos mais avançados de ptose palpebral, pode haver uma espécie de "compressão" ocular, deformando a curvatura da córnea e assim gerar um certo astigmatismo

Especialistas

Acilino Leite de Oliveira Neto

Acilino Leite de Oliveira Neto

Oftalmologista, Médico de tráfego

Teresina

Carolina Trindade Pinto da Silva

Carolina Trindade Pinto da Silva

Oftalmologista

Belém

Gisele Macioca Morato

Gisele Macioca Morato

Oftalmologista

Brasília

Juliana Senna Figueiredo Barbi

Juliana Senna Figueiredo Barbi

Oftalmologista

Belo Horizonte

Paulo Roberto Silva

Paulo Roberto Silva

Oftalmologista

Manaus

Silvia Narikawa

Silvia Narikawa

Oftalmologista

São José dos Campos

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 38 perguntas sobre Doenças Palpebrais
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.