A ressonancia magnética de pelve pode sinalizar alguma alteração ou anormalidade na próstata?

3 respostas
A ressonancia magnética de pelve pode sinalizar alguma alteração ou anormalidade na próstata?
Olá,
A ressoância magnética da próstata é um método que vem ganhando cada vez mais espaço na etapa de detecção precoce do câncer de próstata, assim como uma ferramenta valiosa no planejamento do tratamento.
O exame é de grande importância porque pode identificar lesões ainda em fases iniciais, assim como ajuda na identificação de focos suspeitos dentro da próstata para guiar a biópsia.

A Ressonância Multiparametrica da Próstata com Classificação de Pirads tem sido extremamente útil em casos suspeitos de câncer , antes de indicar a biópsia ! Esse exame pode reforçar ou não a necessidade da biópsia , e ainda direcionar a biópsia! Inclusive a biópsia guiada por ressonância é o padrão ouro de biópsia da próstata ! Ricardo Ferro Urologista de Brasília DF
A ressonância magnética consegue identificar grande partes das lesões da próstata, sejam elas de característica benigna (como áreas de sangramento) ou maligna (suspeita de câncer).
Ela tem sido mais utilizada atualmente nos casos de câncer de próstata, para avaliar o tamanho da lesão e saber se ela atinge regiões além da próstata, e com isso planejar o melhor tratamento.
Em alguns casos, quando persiste a suspeita de câncer apesar de uma biópsia de próstata negativa, a ressonância também pode auxiliar com informações valiosas.
Apesar dos novos aparelhos de tecnologia de ponta, a ressonância magnética ainda não consegue dizer com certeza a natureza da alteração na próstata (se ela é benigna ou maligna), sendo necessária a biópsia prostática.