A sertralina tira o libido, existe alguma coisa a fazer par isso não acontecer? Qual medicamento para

3 respostas
A sertralina tira o libido, existe alguma coisa a fazer par isso não acontecer? Qual medicamento para ansiedade de mulheres não tira o libido?
Dentre os principais efeitos adversos da sertralina está a diminuição da libido e a dificuldade em atingir o orgasmo, alguns estudos mostram que cerca de 40% das mulheres tiveram essa dificuldade após o início da medicação. Uma forma de contornar esse problema seria a associação com a bupropiona, um outro antidepressivo que tende a melhorar esse perfil de efeito colateral. Entretanto, a bupropiona pode piorar a ansiedade para alguns pacientes. Outra opção seria a substituição da sertralina por outro antidepressivo que estaria menos associado a alterações na libido, como a trazodona ou a mirtazapina. É sempre bom avisar o médico que está acompanhando o caso sobre esses efeitos, para que a melhor terapia possa ser instituída.!

A sertralina pode reduzir a libido, de forma significativa, em até 20-40% das pessoas que a utilizam.
Uma distinção importante é verificar se não foi o próprio stress/ansiedade que interferiram na libido e levaram a utilização da medicação(portanto, saber se a diminuição da libido é anterior ao uso da medicação ou iniciou concomitantemente com a sua administração ajuda).
Dependendo da dose (se for alta), existe a possibilidade de reduzi-la, sempre com acompanhamento medico, pois existe um risco de reaparecimento dos sintomas ansiosos. Tal ajuste pode ajudar na libido.
Algumas medicações especificas costumam produzir menos efeito colateral na esfera sexual: bupropiona, mirtazapina, trazodona, vortioxetina.
Existem estudos que sugerem pausas da medicação nos finais de semana (ficar 1 ou 2 dias do fds sem toma-la). Essa estratégia pode auxiliar (especificamente no uso da sertralina e fluoxetina). Com outras medicações como paroxetina, venlafaxina,etc; a pausa não é recomendada.
Olá, realmente esta classe de antidepressivos (que tratam transtornos de ansiedade) pode influenciar negativamente na libido. Às vezes nem é a libido a mais afetada , podendo o efeito colateral somente dificultar o ( ou a) paciente de chegar ao orgasmo. Alguns pacientes podem não sentir nenhuma diferença na esfera sexual , enquanto outros podem ficar bem incomodados ao ponto de não querer dar continuidade ao tratamento. É um efeito colateral muito particular de quem está tomando, sendo que pessoas diferentes terão reações diferentes. É uma reclamação comum no consultório, tanto por homens, como por mulheres. Mas nem tudo está perdido ,pois existem algumas alternativas. Por exemplo a associação de bupropiona ao tratamento tende a melhorar a função sexual, outra opção é a substituição da sertralina por outra medicação, da mesma classe , como a trazodona, ou por estabilizadores do humor , ou ansiolíticos. Converse com seu médico para buscar a melhor alternativa. Abçs