A sertralina tira o libido, existe alguma coisa a fazer par isso não acontecer? Qual medicamento para

3 respostas
A sertralina tira o libido, existe alguma coisa a fazer par isso não acontecer? Qual medicamento para ansiedade de mulheres não tira o libido?
Dentre os principais efeitos adversos da sertralina está a diminuição da libido e a dificuldade em atingir o orgasmo, alguns estudos mostram que cerca de 40% das mulheres tiveram essa dificuldade após o início da medicação. Uma forma de contornar esse problema seria a associação com a bupropiona, um outro antidepressivo que tende a melhorar esse perfil de efeito colateral. Entretanto, a bupropiona pode piorar a ansiedade para alguns pacientes. Outra opção seria a substituição da sertralina por outro antidepressivo que estaria menos associado a alterações na libido, como a trazodona ou a mirtazapina. É sempre bom avisar o médico que está acompanhando o caso sobre esses efeitos, para que a melhor terapia possa ser instituída.!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A sertralina pode reduzir a libido, de forma significativa, em até 20-40% das pessoas que a utilizam.
Uma distinção importante é verificar se não foi o próprio stress/ansiedade que interferiram na libido e levaram a utilização da medicação(portanto, saber se a diminuição da libido é anterior ao uso da medicação ou iniciou concomitantemente com a sua administração ajuda).
Dependendo da dose (se for alta), existe a possibilidade de reduzi-la, sempre com acompanhamento medico, pois existe um risco de reaparecimento dos sintomas ansiosos. Tal ajuste pode ajudar na libido.
Algumas medicações especificas costumam produzir menos efeito colateral na esfera sexual: bupropiona, mirtazapina, trazodona, vortioxetina.
Existem estudos que sugerem pausas da medicação nos finais de semana (ficar 1 ou 2 dias do fds sem toma-la). Essa estratégia pode auxiliar (especificamente no uso da sertralina e fluoxetina). Com outras medicações como paroxetina, venlafaxina,etc; a pausa não é recomendada.
Olá, realmente esta classe de antidepressivos (que tratam transtornos de ansiedade) pode influenciar negativamente na libido. Às vezes nem é a libido a mais afetada , podendo o efeito colateral somente dificultar o ( ou a) paciente de chegar ao orgasmo. Alguns pacientes podem não sentir nenhuma diferença na esfera sexual , enquanto outros podem ficar bem incomodados ao ponto de não querer dar continuidade ao tratamento. É um efeito colateral muito particular de quem está tomando, sendo que pessoas diferentes terão reações diferentes. É uma reclamação comum no consultório, tanto por homens, como por mulheres. Mas nem tudo está perdido ,pois existem algumas alternativas. Por exemplo a associação de bupropiona ao tratamento tende a melhorar a função sexual, outra opção é a substituição da sertralina por outra medicação, da mesma classe , como a trazodona, ou por estabilizadores do humor , ou ansiolíticos. Converse com seu médico para buscar a melhor alternativa. Abçs

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2604 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.