a sindrome de carpo tem cura?

3 respostas
a sindrome de carpo tem cura?
A síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia compressiva do nervo mediano. O tratamento adequado (clínico e/ou cirúrgico) por um médico especialista costuma ter bons resultados.

A Sindrome do Tunel do Carpo tem tratamento e cura. O mais importante é o diagnostico preciso pois muitas outras doenças que acometem o membro superior podem dar sintomas parecidos e o exame Eletroneuromiografia pode mostrar como laudo a Sindrome do Tunel do Carpo mesmo em casos que não se trata desta doença. Por isso o diagnostico principal é dado por um medico experiente atraves do exame clinico. A maioria dos maus resultados que temos conhecimento são de cirurgias mal indicadas, guiadas apenas pelo diagnostico de exames complementares... Uma vez diagnosticada com precisão, a Sindrome do Tunel do Carpo pode ser tratada com metodos conservadores (medicaçoes, fisioterapia, orteses...) ou com cirurgia. Neste ultimo caso destaco a utilizaçao da tecnica por video, onde a recuperaçao é muito mais rapida e com menos dor, nao necessitando imobilizaçao e restriçoes prolongadas. Por todos os motivos acima recomendo que o paciente com suspeita desta doença procure um especialista.
Caso o paciente seja submetido ao tratamento adequado, no início do quadro clínico, quando ainda não ocorreu atrofia ou hipotrofia da musculatura tenar, as taxas de resultados excelentes ocorrem em 80% dos casos e os resultados bons chegam a 10%. Quando o paciente apresenta a doença em fase avançada, os resultados são um pouco piores, contudo o procedimento evita que a doença cause um dano ainda maior ao Nervo Mediano comprimido. Entre as complicações esperadas do procedimento cirúrgico, temos a infecção da ferida cirúrgica e a não liberação adequada do Nervo Mediano, o que resulta na permanência dos sintomas. Daí a necessidade de um profissional experiente neste tipo de cirurgia, o que eleva os índices de sucesso do procedimento. O paciente, após o procedimento, recebe alta no mesmo dia e pode, dependendo do quadro, retornar ao seu trabalho num prazo de 30 dias.