A timidez pode ser tratada com o psiquiatra? Existe muita diferença da fobia social para a timidez?

10 respostas
A timidez pode ser tratada com o psiquiatra? Existe muita diferença da fobia social para a timidez?
Olá!
A grande diferença entre timidez e a fobia social é o prejuízo funcional e/ou social que os sintomas trazem para a pessoa.
Para uma melhor avaliação do quadro e a indicação ou não de tratamento, é necessário consultar com um especialista.

Olá! Tanto a timidez quanto a fobia social estão no âmbito da ansiedade que antecede a não aceitação da nossa pessoa por outra, seja lá qual for o motivo.
A timidez tende a ser mais amena. Já a fobia social traz muitos prejuízos na interação social básica da pessoa. Um exemplo é a dificuldade ou mesmo impossibilidade de ir para escola ou faculdade, não conseguir entrar dentro de uma loja para comprar algo. O indivíduo pode chegar a sentir sintomas físicos diante de uma situação estressante.
A fobia social refere-se a um estado mais extremo, onde a timidez é bem maior e paralisante, junto com outros elementos. Em alguns casos, dependendo dos sintomas que acompanham a timidez e/ou a fobia social, alguns medicamentos para ansiedade podem ajudar. Porém, o essencial seria o acompanhamento com um psicólogo, para compreender as causas do que está ocorrendo e transformá-las, superando por completo esse sofrimento. Fico a disposição se desejar conversar mais a respeito. Abs.
Concordo com a resposta de meus colegas acima.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento para fomo - medo de perder - R$ 60
Olá!
Como os colegas colocaram a fobia social é um quadro mais agudo que impacta significativamente na vida social de uma pessoa, enquanto que a timidez causa desconforto numa intensidade muito menor.
Nos casos de fobia social é comum o tratamento conjunto - psiquiatria e psicologia.
Já a timidez é aconselhável a procura de um psicólogo para entender o que vem acontecendo e, juntos, criarem estratégias para que possa ter uma vida social superando a timidez em momentos necessários.
Olá! Na fobia social os sintomas são mais intensos, podendo "paralizá-lo" diante de situações comuns e necessárias no seu dia-a-dia... Como aumento da frequência cardíaca, tremores, etc; Impossibilitando até de perguntar algo ou sair de casa... Nesse caso faz-se necessário a parceria do médico + psicologia, onde os sintomas seriam minimizados pelo uso da medicação, trazendo uma "melhor" qualidade de vida e o psicólogo na busca pela causa, onde está a origem de tudo, uma vez descoberta e tratada a ansiedade extrema ao Social, sua interação será tranquila.
A diferença entre timidez e fobia social são os prejuízos na vida do indivíduo e o grau de desencadeamento dos sintomas da ansiedade. Uma pessoa tímida, por exemplo, tem vergonha na hora de apresentar um trabalho em público, mas apresenta com grau leve de ansiedade. Quem tem Fobia Social pode fugir da cena fóbica, tremores, sudorese, dor de barriga, sensação de desmaio, tontura, taquicadia, etc. Trazendo prejuízos para a vida. Em suma, tanto a timidez como a Fobia Social pode ter conexão com sofrimentos de várias ordens. Bullying, baixa autoestima, violência psicóloga e física, etc. É preciso trabalhar essas questões para a melhora do indivíduo. Muitas vezes a timidez também está associada a fatores genéticos. Mas não só a isso. Procure um bom profissional para uma avaliação e tratamento.

Att.
Samantha Otero.
A timidez, por si só, não é uma patologia. Agora, se com muita frequência um indivíduo fica muito ansioso em situações sociais, aí ele não tem simplesmente timidez, mas ansiedade social (fobia social), e merece sim passar por um tratamento. O tratamento de ouro para ansiedade social é terapia cognitivo-comportamental (administrada por um psicólogo), e às vezes entra a farmacoterapia (administrada pelo psiquiatra).
A timidez, fobias sociais, problemas de relacionamento na maioria das vezes tratamos com psicoterapia. Mesmo que o nível de ansiedade e fobias estejam muito elevados devendo recorrer a medicação ministrada por um psiquiatra, SEM psicoterapia é muito difícil alcançar melhoras, porque a medicação não consegue ajudar a reorganizar a vida no âmbito do isolamento. Ambos problemas são emocionais e a medicação só lidará com sintomas físicos portanto insuficiente para uma vida social saudável e sem medos. Procure um psicólogo.
A timidez e fobia social podem ser tratadas com hipnose clínica, através da regressão a causa e fazendo ressignificação de traumas associados ao problema. Procure um profissional qualificado para te ajudar nesse processo.