Acho que tenho diarreia quando estou nervosa, como tratar isto?

13 respostas
Acho que tenho diarreia quando estou nervosa, como tratar isto?
Olá! Caso essa sua diarreia seja sintoma de ansiedade, sugiro procurar um(a) psicólogo(a) que a ajude a descondicionar essa resposta de ansiedade, para que esse sintoma tenha sua frequência e intensidade reduzidas ou desapareça. A redução dos níveis de ansiedade normalmente ocorre como resultado de um processo de psicoterapia com esse foco. Medicamentos também podem ser utilizados e isso precisa ser avaliado por um(a) psiquiatra. Um ponto importante a ser considerado é que cada caso é um caso, de modo que um plano de tratamento só poderá ser desenvolvido após realização de avaliação em consultório. Espero ter ajudado! Boa sorte!

Prezada!
O stress é um mecanismo que mobiliza todas as reservas do organismo humano, causando ansiedade. Um dos aspectos mais interessantes da diarreia é que ela pode na verdade ser um sinal de que você está sofrendo de ansiedade, e não apenas um sintoma daquela ansiedade. A ansiedade é a ativação da reação "luta ou fuga " quando nenhum perigo está presente. Este estresse causa uma descarga de adrenalina que redistribui o fluxo de sangue e de água.
Você precisa tratar seus sintomas da ansiedade, já que só tratando esses sintomas você pode tratar sua diarreia. Isso envolve mudanças no curto e no longo prazo.
Abraços
Olá.seria interessante você buscar um médico para avaliar se há algum problema orgânico e que precise do uso de medicação. Simultaneamente, você deve buscar um psicólogo para ajudar a identificar os gatilhos envolvidos na ansiedade e assim reduzir de forma a melhorar sua qualidade de vida. Mente e organismo funcionam em conjunto e sendo assim os pensamentos influenciam nas emoções e no comportamento. O psicólogo poderia ajudar nesse sentido. Abraços
olá... concordo com os colegas e acrescento que na maioria dos casos esse sintoma está ligado ao sentimento medo. Se você identificou situações ansiogênicas e associou-as ao sintoma, ótmo mas agora é o momento para um profissional a ajudar a trabalhar os gatilhos emocionais e a lidar de outra forma com as situações ansiogênicas da vida. Abraço.
As respostas dos colegas são todas pertinentes, assim como a orientação de que busque um profissional para uma avaliação mais criteriosa.
Olá! É possível que sua associação esteja correta mas procure conversar com um psicólogo para entender por que vc têm esta dinâmica. Conservar sobre é um ótimo caminho antes de qualquer psicofarmaco ok? Um forte abraço.
olá, com certeza existe associação no seu caso com os sintomas possivelmente ansiosos.
Casos muito intensos de ansiedade tem melhora com medicamentos e psicoterapia.
Avalio que seu caso mereça contato com profissional e indique um projeto de tratamento
Olá, sim! Há como tratar e obter resultados satisfatórios. Possivelmente essa diarréia seja uma resposta fisiológica decorrente de manifestações emocionais ( muito provavelmente ansiedade), que você em acompanhamento psicológico de preferência cognitivo comportamental, aprenderá a identificar situações, pensamentos disfuncionais que favorecem para que ansiedade ocorra em níveis demasiados e consequentemente essas respostas disfuncionais para sua vida. Te oriento a procurar o mais rápido possível para que isso não agrave e tome maiores proporções. Fico a disposição,
Boa sorte!????
Olá! Boa tarde! Possivelmente exista uma relação entre a resposta fisiológica do seu corpo com uma situação ou condição emocional. É normal que nosso organismo apresente reações físicas diante de situações estressoras ou de ansiedade. Porém, quando estas reações fogem ao controle e aumentam sua intensidade ou quantidade de ocorrências sem que se consiga ter controle sobre ela, se faz necessário que inicie um acompanhamento psicoterápico para que o Psicólogo possa avaliar melhor esta relação e os sintomas, e se for necessário buscar também uma avaliação médica para afastar outros problemas de saúde física. Espero ter ajudado! Abraços!
Seria interessante descartar quaisquer outras causas. Pois esse quadro pode estar associado a vários fatores. É provabel que exista relação entre ficar nervosa e o desarranjo intestinal. Consulte seu médico para uma investigação mais completa do seu caso a nivel fisiológico/ orgânico e consulte um profissional da psicologia para descartar causas. Espero tenha encontrado respostas as suas dúvidas, obrigado por compartilhar suas dúvidas com o Doctoralia.
Olá! A Síndrome do Intestino Irritável é uma doença que tem como principais sintomas a diarreia e constipação intestinal, podendo também apresentar episódios onde há distensão abdominal por gases e cólicas. Trata-se de de uma doença funcional crônica cuja principal causa se encontra nos altos níveis de estresse e ansiedade, que implica num desequilíbrio na produção de cortisol, noradrenalina e serotonina. Esses hormônios e neurotransmissores são responsáveis ao mesmo tempo pelos níveis de ansiedade, estresse e pelos movimentos peristálticos, por isso essa inter-relação. O diagnóstico se fecha ao se identificar ausência de lesão no intestino na presença desses sintomas. O melhor tratamento para a doença é a psicoterapia associada a uma mudança do estilo de vida (muitas vezes bastante estressor). O tratamento medicamentoso é indicado em casos de crise aguda da doença para conter os efeitos da mesma. Procure um psicólogo de confiança. Os ganhos serão para toda a vida! Estou à disposição!
A diarreia é um sintoma que pode ser chamado de psicossomático. Trata-se de uma resposta a uma questão psíquica direto no corpo, sem uma elaboração melhor.
É possível pensarmos no simbólico disso se compararmos o aparelho digestivo à psique, pois também precisamos "digerir" psiquicamente diversas coisas.
Penso, conforme os colegas já disseram, que é importante que você busque ajuda psicológica, para que possa encontrar o cerne da sua ansiedade, o que tem te deixado nessa postura de medo, de "não retenção".
Quando o indivíduo vivencia emoções intensas que se manifestam na forma de complexos tendo em seu núcleo um dado arquétipo, ocorre uma dominação da consciência. O ego é tomado pelo complexo. Quando ocorre de forma recorrente, esse sofrimento psíquico é somatizado, ou seja, ocorre a transformação de conflitos psíquicos em afecções de órgãos ou problemas psicossomáticos. Assim, surgem as expressões criativas e os sintomas. Por meio de processo terapêutico, o indivíduo precisaria reagir e ressignificar a consciência que tem o Ego em seu núcleo central, para que assim esteja pronto para caminhar rumo aos seus ideais e propósitos de vida apontados pelo Self (sua totalidade psíquica em si-mesmo)

Não há como separar o corpo e a alma, a psique e o soma, a matéria e a energia, pois são partes inseparáveis. A separação é para mero estudo, mas não no sentido da compreensão. O corpo é a dimensão simbólica estruturante da consciência imprimindo características espaciais, temporais e de causalidade. O desafio é aprender a ler os sinais que o corpo humano, que trabalha intensa e continuamente, está tentando nos avisar que existem disfunções. Existem alguns sinais de que existem disfunções, tais como: úlceras, hemorroidas, alterações na pressão arterial ou na parede dos vasos sanguíneos, doenças renais, inflamação do aparelho gastrointestinal, diarreia, prisão de ventre, afecções dermatológicas, alergias, artrites reumáticas. perturbações sexuais, queda da imunidade, asma , bronquite, síndrome hipostênica, etc....
E preciso tratar o paciente e não a doença.

A alteração disfuncional com ou sem lesão, ou seja, a partir de uma atuação de complexo que possui uma elevada carga emocional, pode desencadear diversas ações coordenadas pelos sistemas nervoso, endócrino e imunológico. Chega um instante em que o corpo irá manifestar-se com sintomas na tentativa de alertar a psique que há algo de errado a ser trabalhado. Os sintomas surgem principalmente quando ficamos especialistas e fissurados no objeto externo e deixamos de olhar para dentro de si, na sua essência psíquica e no equilíbrio da sua natureza primordial, na sua totalidade.