Alguns alimentos podem piorar a depressão?

9 respostas
Alguns alimentos podem piorar a depressão?
Especula-se que alimentos ricos em açúcares e carboidratos de alto indice glicemico podem gerar um estado semelhante a depressão durante os períodos de infesta aumentada. Alguns pesquisadores também tem incluído alguns alimentos que podem aumentar a atividade inflamatória como os que possuem Gluten.
Especula-se que curcumina, omega 3 e acido lipoico podem melhorar depressão.
No entanto, os dados são escassos para recomendar qualquer restrição dietética.

A falta de determinados alimentos, assim como o excesso de outros, fazem grande diferença nos quadros depressivos.
Qualquer tipo de alimento, assim como tudo em nossa vida, precisa ser consumido de forma equilibrada.
Assim como os carboidratos ajudam a elevar o nível de serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de prazer em nosso cérebro), o excesso de proteínas pode contribuir para alterações de humor e depressão.

Seguem algumas sugestões de alimentos que podem contribuir para a melhora do bom humor e ajudar nas crises de depressão:
Peixes, leite, legumes, chocolate amargo (com moderação), queijos brancos e magros, cereais integrais, biscoitos integrais, frutas, legumes, entre outros.

Porém, lembre-se:
Busque o auxílio de um profissional especializado que lhe dará suporte no momento mais crítico e lhe ajudará na superação da Depressão.

Abraços,
Dra. Adriana
Olá, estimasse que sim, alguns alimentos podem influir em um quadro de depressão, porém não se determina que alguém está em depressão apenas pela sua alimentação, existem varias questões envolvidas que podem estar por trás da comida.
Observe se acontece com muita frequência, se ao comer certos alimentos e sentir-se mal, ao mesmo tempo estaria acontecendo alguma situação que poderia lhe tirar do equilíbrio normal.
E seja muito sincero consigo, se isso estiver lhe incomodando procure ajuda de um especialista psicologo para obter a orientação necessária.
Estou a disposição
Att,
Sim alguns alimentos podem causar depressão, tanto pela falta ou demasia de elementos que o corpo necessita. Contudo é importante ressaltar que muitas vezes a depressão se instala e acaba gerando sintomas na alimentação do paciente. Nesses casos uma dieta balanceada não surtirá efeito algum e o mais indicado seria um acompanhamento terapêutico que ajudará o paciente a se perceber se maneira mais ampla e cristalina, identificando a verdadeira causa da depressão.
Olá. Hábitos saudáveis ou nocivos de vida e, portanto, os hábitos alimentares estão incluídos, podem sim influenciar em nisso estado de bem-estar geral.
Observar a não ingestão ou redução de bebidas alcoólicas e ampliar o consumo de alimentos saudáveis podem auxiliar muito.
Um nutricionista e/ou endocrinologista devem ser consultados para compreensão da dieta mais eficaz no combate à depressão.
Os alimentos, em alguma medida, podem influênciar no humor. De todo modo, diria que esse é um fator que representa apenas uma “gota no copo cheio”.
A depressão é um sintoma que aparece quando algo está difícil de dar conta, trata-se de um ajustamento criativo para lidar com a dor. Nesse contexto, é muito importante que esteja presente o cuidado com a saúde emocional através da terapia.
Olá, pode influenciar, porem é como a colega falou representa apenas" uma gota de água no copo cheio" .
É aconselhável procurar fazer uma psicoterapia com o objetivo de levantar dados suficientes que possam tirar sua dúvida.
Boa sorte
Olá boa noite! Como os colegas citaram, sim o que ingerimos pode afetar o nosso humor.
Mas à depressão ela é de causa multifatorial, no seu caso considero importante que você agende uma consulta com um nutricionista, endocrinologista e um psicólogo.
Esses profissionais certamente irão lhe ajudar. Espero ter contribuído:)
Olá. A alimentação não é a causa da depressão. Mas uma boa alimentação conjuntamento com um tratamento psicoterápico, aliado com exercícios físicos podem muito melhorar alguns estágios depressivos. Abraços.