Alteração de humor , pode ser consequencia de nossos pensamentos? Ou seja : negativo ou positivo?

10 respostas
Alteração de humor , pode ser consequencia de nossos pensamentos? Ou seja : negativo ou positivo?
A alteração de humor está ligada também a forma como lidamos com as emoções .
Os pensamentos automáticos geram crenças que podem sim acarretar em um sofrimento psíquico. Recomendo acompanhamento psicológico na linha Cognitiva Comportamental.
Att

O nosso humor em determinadas situações pode variar em decorrência do que pensamos, nos sentimos bem pensando em coisas boas ou triste pensando em coisas ruins, mas esta associação não é tão simples quanto parece e nem sempre nos damos conta dela. Nosso humor também pode variar em decorrência de insônia, de alterações hormonais ou tumores cerebrais por exemplo e nestes casos pensamento positivo não vai ajudar você a se sentir melhor.
Busque sempre avaliação profissional.
Pensamentos, alimentos, o que vc bebe? o que vc faz nos momentos contigo mesmo? Ou seja todos os seus atoas e julgamentos pesarão em seu estado humoral. Não haverá remédio se não houver mudança de conduta !!. Ex: Eu sou uma pessoa tão calma, até quando almoço ¨carnes ¨no meu prato sou sereno !! O mesmo não podem dizer os Animais que morreram para vc poder comer ¨calmamente ¨ Talvez se deixarmos de ser Hipócritas, o positivo e o negativo, possam ser Equilibrados...
Para a Psicanálise, o pensamento negativo e/ou positivo assim como a alteração de humor são sintomas que remetem a outra questão, inconsciente. Pensar positivamente por indução da própria vontade não tem o poder de alterar o humor por si só. É preciso compreender que algumas alterações de humor ao longo da vida são completamente normais, e para as que não são, há de se compreender o que está causando isso na sua dinâmica psicossocial construída ao longo do tempo e evidenciada apenas agora.
Pensamentos podem sim influenciar o humor, mesmo sem motivos aparentes (conscientes) o pensamento vem a mente, e ao alimentarmos o pensamento (sem questionar sua real coerência) alimentamos também a emoção que ele desperta. O autocontrole é possível através do questionamento, examinando se existem evidências ou se este pensamento está baseado apenas em suposições.
Principalmente, são nossos pensamentos que tem a ver com nosso estado de humor. Em um copo com água pela metade, vc pode dizer que está meio cheio ou que está meio vazio...
As alterações de humor tem várias causas desde as organicas as emocionais, se é do desejo compreender o que ocorre procure ajuda, veja qual metodo terapeutico vc se sente mais confortável.
Att.
Eduardo.
Sim, nossas emoções são ligadas a maneira como pensamos e vemos o mundo. Mas alterações de humor também podem ter outras razões. Aconselho procurar um profissional (psicologo ou psiquiatra) para avaliar melhor seu caso! Um abraço!
Também, porém pode haver também condições fisiológicas, sociais, e psicológicas. O ideal é realizar uma consulta em um psicólogo para compreender melhor o seu caso.
Olá! O modo como pensamos e nos comportamos influencia na forma como nos sentimos, podendo gerar alterações no humor. A psicoterapia pode ajudar a compreender estes pensamentos e a lidar com as emoções, sugiro que procure uma psicóloga para entender melhor a tua situação.