Alzheimer pode afectar a varias pessoas da mesma familia? pode ser genetico?

4 respostas
Alzheimer pode afectar a varias pessoas da mesma familia? pode ser genetico?
Os familiares de uma pessoa com a Doença de Alzheimer tem um risco maior de apresentar essa enfermidade do que aqueles em que ninguém da família foi acometido - de maneira geral, risco de 10 a 30% maior. Esse risco pode ser maior, em parentes mais próximos, de primeiro grau (Ex: filhos) e também se houver mais de uma pessoa com a doença na família.
Entenda, é um risco e não uma certeza, pois há muitos outros fatores protetores (Ex: atividade física) e de risco (Ex: HAS, tabagismo) além da questão hereditária que interagem entre si pra poder determinar em quem a doença se manifestará.

Sim pode atingir a várias pessoas de uma mesma famílias. Mas... pode não ser genético. As pesquisas não afirmar que a D.A. é de ordem genética. A não ser um tipo de Doença de Alzheimer. A exemplo: àquela abordada no filme "Para Sempre Alice"/2015).
Olá! Geralmente Alzheimer, não é hereditário, por isso não significa que um membro da família tendo os demais também vão ter. O que existe é alguns genes que podem ser herdados dos pais e assim aumentam a chance de ter Alzheimer.Existem diversas formas de se prevenir, como por exemplo uma vida ativa, exercícios, boa alimentação, ter uma vida social. Existe a estimulação cognitiva que trabalha diversas áreas do cérebro e também pode ajudar na prevenção. Coloco-me a disposição !
Como o Dr Ricardo comentou acima há um maior risco, não uma certeza. O mais importante é eliminar fatores de risco para diminuir ainda mais a chance.
Fatores de risco: Fumar, Ingestão de bebidas alcoólicas, diabetes (se o tiver, sempre tratar muito bem), pressão alta e obesidade, não ter uma alimentação saudável e fazer exercícios físicos, cuidar da saúde mental e emocional.
Caso sinta que algum membro da sua família está apresentando algo que lhe preocupe busque um neurologista e um neuropsicólogo.