Alzheimer pode afectar a varias pessoas da mesma familia? pode ser genetico?

4 respostas
Alzheimer pode afectar a varias pessoas da mesma familia? pode ser genetico?
Os familiares de uma pessoa com a Doença de Alzheimer tem um risco maior de apresentar essa enfermidade do que aqueles em que ninguém da família foi acometido - de maneira geral, risco de 10 a 30% maior. Esse risco pode ser maior, em parentes mais próximos, de primeiro grau (Ex: filhos) e também se houver mais de uma pessoa com a doença na família.
Entenda, é um risco e não uma certeza, pois há muitos outros fatores protetores (Ex: atividade física) e de risco (Ex: HAS, tabagismo) além da questão hereditária que interagem entre si pra poder determinar em quem a doença se manifestará.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim pode atingir a várias pessoas de uma mesma famílias. Mas... pode não ser genético. As pesquisas não afirmar que a D.A. é de ordem genética. A não ser um tipo de Doença de Alzheimer. A exemplo: àquela abordada no filme "Para Sempre Alice"/2015).
Olá! Geralmente Alzheimer, não é hereditário, por isso não significa que um membro da família tendo os demais também vão ter. O que existe é alguns genes que podem ser herdados dos pais e assim aumentam a chance de ter Alzheimer.Existem diversas formas de se prevenir, como por exemplo uma vida ativa, exercícios, boa alimentação, ter uma vida social. Existe a estimulação cognitiva que trabalha diversas áreas do cérebro e também pode ajudar na prevenção. Coloco-me a disposição !
Como o Dr Ricardo comentou acima há um maior risco, não uma certeza. O mais importante é eliminar fatores de risco para diminuir ainda mais a chance.
Fatores de risco: Fumar, Ingestão de bebidas alcoólicas, diabetes (se o tiver, sempre tratar muito bem), pressão alta e obesidade, não ter uma alimentação saudável e fazer exercícios físicos, cuidar da saúde mental e emocional.
Caso sinta que algum membro da sua família está apresentando algo que lhe preocupe busque um neurologista e um neuropsicólogo.

Especialistas

Patricia Bastos Gonçalves De Souza

Patricia Bastos Gonçalves De Souza

Psicólogo

Rio de Janeiro

Carlos Aquino

Carlos Aquino

Psicólogo

São Paulo

Camila de Oliveira Fernandes

Camila de Oliveira Fernandes

Geriatra, Especialista em clínica médica

Viçosa

Graziela Baranda

Graziela Baranda

Geriatra

Além Paraíba

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Geriatra, Especialista em clínica médica

Montes Claros

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 193 perguntas sobre Doença de Alzheimer
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.