Amoxilina + Clavulanato de potassio. pode ingerir bebida alcoólica?

5 respostas
Amoxilina + Clavulanato de potassio. pode ingerir bebida alcoólica?
Olá! É desaconselhado o consumo de álcool junto com antibióticos. Você pode sofrer com mais efeitos colaterais, aumentar a possível toxicidade da medicação e causar sobrecarga no fígado. A recomendação é que você tome sua medicação como prescrita e, depois de acabar o tratamento, poderá voltar a ingerir álcool, sempre de forma moderada, pois o excesso de álcool também é prejudicial ao organismo, estando ou não em uso de medicações.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Laís Marques Quintela
Generalista
Salvador
Olá! Embora não exista uma interação direta entre o álcool e o referido antibiótico, não é recomendada a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento, pois o consumo dessas bebidas podem aumentar o risco de ocorrência os efeitos colaterais do medicamento.
Bom dia,
Está contraindicado o uso de antibióticos com bebidas alcoólicas. O álcool atrapalha na eficácia do medicamento e atrapalha o sistema imune de combater a infecção.
Um abraço
O ideal é **não ingerir bebida alcoólica enquanto estiver em uso de amoxicilina + clavulanato de potássio**. Embora **não exista uma interação direta e grave entre esse antibiótico e o álcool**, há algumas razões importantes para evitar o consumo:

1. **O álcool pode reduzir a eficácia do tratamento**
Mesmo que não anule o efeito do antibiótico, o álcool pode **comprometer o sistema imunológico**, dificultando a recuperação e aumentando o risco de falha terapêutica.

2. **Aumenta os efeitos colaterais gastrointestinais**
Tanto o antibiótico quanto o álcool podem causar **náuseas, vômitos, dor de estômago e diarreia**. Usá-los juntos aumenta bastante esse risco.

3. **Maior sobrecarga hepática**
A metabolização de ambos os compostos acontece em parte no fígado. Mesmo em pessoas saudáveis, a combinação **pode aumentar a carga sobre o fígado**, especialmente se o tratamento for prolongado ou se houver uso frequente de bebidas.

4. **O uso de antibiótico geralmente indica que o corpo está combatendo uma infecção**
Ingerir álcool durante esse período pode **prolongar o tempo de recuperação e piorar os sintomas**, como febre e cansaço.

**Resumo prático:**
Espere **até terminar o tratamento** e estar completamente recuperado para voltar a consumir bebida alcoólica. Evitar o álcool durante o uso do antibiótico é uma medida simples que pode fazer toda a diferença para o sucesso do tratamento e para o bem-estar geral.

Se quiser revisar sua prescrição, ajustar o tratamento ou tirar dúvidas sobre sua recuperação, estou à disposição para te atender com atenção e cuidado. Agende sua consulta comigo. Será um prazer cuidar de você.
O álcool neutraliza o efeito do antibiótico

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 591 perguntas sobre Clavulin Bd
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.