aneurismas podem voltar depois de operar?

2 respostas
aneurismas podem voltar depois de operar?
Dr. Adaylton Aragão Correia
Angiologista, Cirurgião vascular
Fortaleza
Aneurismas arteriais podem ser tratados por cirurgia aberta ou endovascular (através de cateterismo, coloca-se uma endoprótese que substitui o vaso aneurismático, excluindo a artéria dilatada da circulação). Se o aneurisma é de aorta, durante a cirurgia aberta se realiza uma substituição do segmento aneurismático por uma prótese. Se o aneurisma é periférico, durante a cirurgia aberta pode-se substituir o segmento dilatado por uma prótese ou realizar uma correção na parede da artéria para corrigir o segmento dilatado. Raramente aneurismas tratados apresentam recidiva. Dependendo dos fatores que causaram o aneurisma, é possível que outros surjam em outras regiões. No tratamento endovascular de aneurismas arteriais, pode ocorrer vazamento de sangue para dentro do saco aneurismático a partir de um ramo arterial que saia do aneurisma, podendo ocorrer sua recidiva. Chamamos esse fenômeno de Endoleak. Os aneurismas de veias como os de fístulas para hemodiálise podem voltar após tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prof. Alexandre Campos Moraes Amato
Cirurgião vascular
São Paulo
Aneurismas são dilatações das artérias, são conseqüência de um problema maior, o defeito na resistencia da parede das artérias. Quando operado, por via tradicional ou endovascular, somente a artéria que apresentava doença no momento foi tratada. Outras artérias, ou outros segmentos da mesma artéria operada podem apresentar novas dilatações. É a evolução natural da doença. Quando tratado por meio endovascular, ainda há a possibilidade do endoleak, ou seja, vazamento, onde um vazamento persistente pode continuar aumentando o dano no vaso ou mesmo levando a ruptura. Apesar de tudo isso, a cirurgia só é indicada quando o risco de não fazer nada é maior que o risco da cirurgia. Ou seja, quando bem indicado, a possibilidade de novos aneurismas não devem influenciar negativamente a escolha cirurgica.

Especialistas

João Victor Loureiro de Oliveira

João Victor Loureiro de Oliveira

Cirurgião vascular

Fortaleza

Victor Sampaio Barreto

Victor Sampaio Barreto

Cirurgião vascular

Salvador

Edson Fernando Strefezza

Edson Fernando Strefezza

Cirurgião vascular

São Bernardo do Campo

Luiz Otávio Otero Genelhú

Luiz Otávio Otero Genelhú

Cirurgião vascular, Angiologista

São Paulo

Alexandre Colmanetti

Alexandre Colmanetti

Cirurgião vascular

Araraquara

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 123 perguntas sobre Aneurisma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.