Ano passado testei positivo para hpv de alto e baixo grau, porém ambos com carga viral bem baixa. Há

1 respostas
Ano passado testei positivo para hpv de alto e baixo grau, porém ambos com carga viral bem baixa. Há 6 meses realizei o exame novamente e havia dado zerado para os dois tipos. Todavia, realizei novamente o exame e dessa vez a carga viral do alto risco subiu para 569 rlu/pcb e lesão NIC I. Esse aumento repentino da carga viral (de não detectado para 569) em apenas 6 meses e o aparecimento da lesão pode ser interpretado como um avanço rápido e anormal do hpv?
Olá,

Difícil dizer exatamente o motivo dessas oscilações com relação a detecção e nível de HPV encontrado em seus exames.
O que se sabe é que a infecção pelo HPV é muito comum na população sexualmente ativa, sendo indicada sua pesquisa principalmente em mulheres acima de 30 anos, devido a alta possibilidade de eliminar o vírus do organismo em até 18 a 24 meses após contágio.
No entanto, há a possibilidade de nova infecção mantendo-se contato sexual com parceiro infectado pelo vírus.
Devido a isso, é tão importante realizar o papanicolaou de rotina para detecção de possíveis lesões induzidas pelo HPV.
Se a alteração de baixo grau que você referiu for apenas no papa, é interessante realizar colposcopia e vulvoscopia para se investigar possíveis lesões que devem ser biopsiadas para confirmação diagnóstica e prosseguimento nas ações cabíveis, seja acompanhamento ou mesmo realização de procedimentos adequados ao diagnóstico e tratamento.
Procure um ginecologista para melhor avaliação clínica e dos seus exames, para que se possa entender melhor seu quadro e propor medidas necessárias.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.