Aortografia torácica é o mesmo que cateterismo cardíaco?

2 respostas
Aortografia torácica é o mesmo que cateterismo cardíaco?
São dois procedimentos completamente diferentes. Enquanto o cateterismo cardíaco é realizado, essencialmente, para avaliar a anatomia coronariana e detectar algumas alterações estruturais do músculo cardíaco. A aortografia torácica tem por objetivo avaliar a anatomia da maior artéria do corpo ( aorta ), sendo possível diagnosticar aneurismas, dissecações e demais alterações deste importante vaso. Abraço

Sua pergunta é interessante! Para o paciente parece a mesma coisa, porque o local onde puncionamos a artéria que nos dá acesso ao local que será estudado é o mesmo: em geral, no braço ou na virilha. PORÉM o que muda são os locais a serem estudados! No cateterismo cardíaco, o foco é o coração. Na aortografia torárica, é a aorta no tórax (no peito),a aorta é a artéria principal que sai do coração e desce pelo corpo até o abdome. E podemos fazer o mesmo acesso para estudar toda nossa circulação: cabeça, pescoço, membros superiores, membros inferiores, abdome e pele. Espero ter ajudado!