Cateterismo cardíaco - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - cateterismo cardíaco

Marcus Lacativa

Marcus Lacativa

Cardiologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Leonardo da Cruz Nunes

Leonardo da Cruz Nunes

Cardiologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Daniela Fontes Araujo

Daniela Fontes Araujo

Cardiologista

São José do Rio Preto

Agendar uma visita
Diogo Antônio Gomes Tiago

Diogo Antônio Gomes Tiago

Cardiologista, Médico clínico geral

Belo Horizonte

Agendar uma visita

Perguntas sobre Cateterismo cardíaco

Nossos especialistas responderam a 51 perguntas sobre Cateterismo cardíaco

Não, não é normal.
Procure avaliação presencial para ver se o fluxo da radial está preservado.
1 respostas

O cateterismo e um exame diagnostico em que se introduz um cateter atraves de uma arteria ate o coração para se identificar os possiveis sitios de obstrução das coronarias.
Ja a angioplastia…
1 respostas

Não.
Não é normal.
Procure consulta com cardiologista para que possa avaliar a hipotensão, se as medicações precisam ser modificadas ou diminuidas.
1 respostas

Especialistas falam sobre Cateterismo Cardíaco

O cateterismo cardíaco é um exame usualmente indicado para investigação de obstruções nas artérias coronárias do coração. Assim, pacientes com angina (dor no peito) e/ou que sofreram infartos são os candidatos para este exame. Sob anestesia local e sedação, um fino cateter é introduzido por uma artéria (usualmente do braço ou perna) e é posicionado no coração. Através da injeção de contraste, as artérias coronárias são visualizadas. Apesar de ser um exame invasivo, devido a evolução da técnica e dos materiais, é considerado bastante seguro.

Wilton Francisco Gomes

Generalista

Curitiba


O cateterismo cardíaco é um procedimento realizado no setor de hemodinâmica dentro de hospitais especializados. O cateterismo cardíaco realiza o diagnóstico de obstruções na circulação coronariana. Também pode avaliar as pressões e oxigenação dentro do coração e realizar diagnósticos de problemas estruturais e das valvas do coração.O cateterismo cardíaco, na maioria das vezes, é realizado com anestesia local. Pode ser feito pelo braço (via radial) ou pela virilha (via femoral). O risco de complicações durante o procedimento é baixo, mas por se tratar de exame invasivo, deve ser realizado por médicos experientes com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica.

Rodrigo Esper

Cardiologista

São Paulo


O cateterismo cardíaco, também conhecido como coronariografia, é o exame padrão-ouro para diagnóstico da doença arterial coronariana. Pode ser realizado pelo braço do paciente (artéria radial) ou pela virilha (artéria femoral). O tempo de duração é de cerca de 30 minutos e o paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia. As informações do cateterismo são muito importantes para que o médico saiba se realmente existem obstruções nas artérias coronarianas (ou coronárias) do paciente, se vai ser necessário a colocação de stent (angioplastia) ou cirurgia cardíaca (implante de pontes de mamária/safena). Pacientes alérgicos a iodo podem fazer o exame, desde que recebam orientação do preparo.

Daniel Peralta

Cardiologista

Rio de Janeiro


Cateterismo cardíaco ou cinecoronariografia é ainda é o exame diagnostico padrão ouro para o diagnostico da doença obstrutiva coronariana. A coronariografia é um exame invasivo que consiste na cateterização seletiva das artérias coronárias e a injeção de contraste iodato no lúmen coronariano de modo que possa ser avaliado a luz coronariana e suas possíveis obstruções. Pode ser realizado por diferentes vias de acessos nos dias de hoje as mais usuais são a via radia direita (braço direito) e a via femural direita (perna direita).

Bruno Palmieri

Cardiologista

São Paulo

Agendar uma visita

Quais profissionais realizam Cateterismo cardíaco?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.