Apesar de o carcinoma basocélular não provocar metástases, ele pode levar a morte quando não tra

4 respostas
Apesar de o carcinoma basocélular não provocar metástases, ele pode levar a morte quando não tratado?
Olá! Vamos a alguns conceitos. Existem varios tipos de carcinoma basocelular que só podemos descobrir após a biopsia. Dentre esses o basocelular esclerodermiforme apresenta um comportamento que pode ser agressivo. As metástases podem ser por continuidade e mesmo por invasão de nervos e outros tecidos. Apesar de raro ocorrem infelizmente mortes por carcinoma basocelular.
Localizações como retro-auricular, atrás da orelha, asa nasal, entre outras, merecem cuidado especial.
Atenciosamente Rafael Batista

Apesar de sua evolução ser relativamente lenta e menos agressivo que outros tipos de câncer, ele tem um grande potencial de invadir e destruir o local, provocando grandes danos estéticos e funcionais.
Alguns tipos de carcinoma basocelular podem ter uma evolução mais agressiva, invadindo estruturas ao redor, provocando erosões e, inclusive, ocasionando metástases a distancia. Felizmente, estes casos são raros e a maioria dos tumores basocelulares podem ser completamente removidos, sendo este, muitas vezes, o único tratamento necessário para resolução do quadro. Assim, ao sinal de qualquer lesão que provoque sangramento ou não cicatrize, procure um medico para uma avaliação adequada.
O que mais ocorre nos carcinomas basocelulares em que o tratamento foi adiado é o aumento da lesão e, consequentemente, da área de tecido a ser retirada. Isso implica diretamente na qualidade de vida e função de órgãos importantes (por exemplo manutenção da continência do lábio, perda proteção do olho ou até do próprio olho em lesões de pálpebra). Mesmo sendo rara a mortalidade relacionada ao tumor é importante o diagnóstico e tratamento precoce.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente.