Após a frenectomia, foi necessário “descolar” c a fono a área do freio lingual. Isso acontece outras

6 respostas
Após a frenectomia, foi necessário “descolar” c a fono a área do freio lingual. Isso acontece outras vezes?
Dra. Beatriz Saraiva
Fonoaudiólogo, Psicopedagogo
Rio de Janeiro
Após a frenectomia com alguma frequência é necessário adequar a mobilidade e tonus da língua que permaneceu alterado devido a sua condição anterior. Muitas vezes precisa ser trabalhado também as funções como sucção, deglutição e fala. Só uma avaliação com o fonoaudiologo poderá diagnosticar a necessidade do trabalho.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Como foi dito pela colega acima, depois da frenectomia é necessário realizar terapias com a Fonoaudióloga para "soltar" a musculatura da língua , para que consiga ter uma boa movimentação e realizar exercícios para de fortalecimento . Sugiro o paciente passar em consulta Fonoaudiológica para melhor avaliar o caso e receber orientações se necessário.
 Tainá Moraes
Fonoaudiólogo
São Paulo
Não é normal, marcar uma consulta para averiguar o que aconteceu
Olá! Sim, em alguns casos, pode ser necessário realizar manobras de liberação tecidual com a fonoaudiologia após a frenectomia para evitar aderências e garantir a mobilidade ideal da língua. Esse processo pode ser feito mais de uma vez, dependendo de como os tecidos cicatrizam e da resposta do paciente à terapia.
Após a frenectomia, o organismo pode formar aderências ou fibroses na região operada, o que pode limitar os movimentos da língua novamente. Isso ocorre porque, durante a cicatrização, o corpo pode tentar “reatar” os tecidos, especialmente se não houver mobilização adequada da língua.

A terapia fonoaudiológica com exercícios específicos ajudam a fortalecer a musculatura da língua e a evitar que a cicatrização prejudique a mobilidade. Alongamentos e massagens: técnicas manuais orientadas pelo fonoaudiólogo podem ser necessárias para “descolar” áreas aderidas.

Se houver necessidade de mais de uma liberação, o fonoaudiólogo avaliará e conduzirá as intervenções necessárias para garantir o melhor resultado!

Espero ter ajudado!

Abraço.
Algumas vezes acontece. Não é regra, mas acontece
Dra. Luisa Andrade Corrêa
Fonoaudiólogo
Curitiba
O ideal é que se faça acompanhamento após a cirurgia para que não ocorra essa alteração. até os primeiros 3 meses deve se ter um acompanhamento para evitar que se cole novamente, após esse periodo o frênulo lingual já estará bem cicatrizado e não haverá mais essa dificuldade, mas pode ser que a criança precise exercitar a língua para melhorar o tônus pós cirurgia.

Especialistas

Ilana Neves

Ilana Neves

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Salvador

Agendar uma visita
Mariana Barroso Scaldini

Mariana Barroso Scaldini

Otorrino

Barbacena

Nielson  Da Costa Ramos

Nielson Da Costa Ramos

Cirurgião buco-maxilo-facial

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 372 perguntas sobre Frenectomia Labial
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.