Após colocar o DIU descobri um cisto no ovario de 8cm e volume 213,69cm3. Em novo exame o cisto aparece

3 respostas
Após colocar o DIU descobri um cisto no ovario de 8cm e volume 213,69cm3. Em novo exame o cisto aparece com as seguintes características, formação cística heterogênea que pode corresponder a cisto hemorrágico sem vascularização. Neste caso qual seria o melhor tratamento? É um cisto sem risco?
Se não tiver queixa clínica. Observar, mas com risco de torção ovariano... que vira uma cirurgia de urgência... ou fazer a cirurgia eletiva e retirar o cisto. Deve ser avaliado pelo seu médico e em comum acordo chegarem na decisão. Sendo que se optar por não operar, terá de fazer acompanhamento regular. Importante é saber que tipo de cisto e se tem endometriose associado.

Olá. A sua avaliação clínica através da história clínica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento. Você tem alguma queixa como dor pélvica? Tem filhos? Quantos anos?
As características ao ultrassom são importantes para o diagnóstico: tamanho, capsula, septos, presença de papilas, vascularização ao doppler, etc.
O cisto hemorrágico foi secundário a uma ovulação e não devido ao DIU. Fique tranquila. Isso não deve ser motivo da retirada do DIU.
Se for um cisto hemorrágico e você não tiver sintomas, nenhum tratamento é necessário. Não há a necessidade de cirurgia, do uso de medicações ou do uso de anticoncepcional. O anticoncepcional não trata cistos nos ovários.
Se você repetir o ultrassom em 3 meses, o seu cisto vai desaparecer sem qualquer tratamento.
É um cisto benigno sem risco de malignidade.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. a avaliação do seu médico é fundamental.
Os especialistas em videolaparoscopia tem bem definida a necessidade de abordagem cirúrgica de cistos ovarianos pelo tamanho: todos cisto maior que 7,0 cm, independentemente de suas características, é elegível ao tratamento cirúrgico. Isso porque cistos acima de 7,0 cm tem grande probabilidade de torção do ovário. E a torção do ovário pode fazer vc perder seu ovário! Já fiz cirurgia em muitas meninas, adolescentes (até crianças!), que perderam seus ovários em torção. Acho isso inadmissível. Não corra este risco. A cirurgia por vídeo em casos como o seu não é o fim do mundo. É relativamente simples. E poupa vc de ficar preocupada acompanhando um cisto de 213 cc por meses e com medo de torção. Só pra vc ter uma noção de tamanho: um útero normal tem cerca de 100 vc de volume. Seu cisto é 2 vezes maior que um útero normal! Não quero lhe assustar. Apenas alertar para procurar um especialista e fazer uma investigação mais completa e um tratamento. Boa sorte!