Após ingerir vitamina c quanto tempo demora para o organismo absorver?

5 respostas
Após ingerir vitamina c quanto tempo demora para o organismo absorver?
Olá prezado. A absorção total da vitamina C ocorre cerca de 24h após sua ingestão. Mas para garantir uma boa absorção da vitamina C sem perder parte dela e sem desconfortos gástricos, o indicado é ingerir a vitamina após as refeições (eu costumo indicar após almoço e jantar), e evitar ingerir logo após a vitamina C alimentos que contenham cafeína, como o café, chá mate, verde ou preto, cacau em pó, refrigerante que contenha cafeína e chocolates amargos. Em caso de dúvidas estou a disposição. Boa sorte!

Olá, a biodisponibilidade da Vitamina C, também depende da oferta a absorção intestinal do ácido ascórbico é de aproximadamente 1200 mg/24h. Quando o suprimento em ácido ascórbico aumenta muito, a absorção diminui, passando de 49,5% para uma dose oral de 1,5 g, a 16,1%, para uma dose de 12 g 5. Portanto, apesar de ser uma Vitamina hidro solúvel, o que não gera acúmulo no organismo, as evidências mostram que o consumo excessivo pode ser prejudicial para os objetivos esperados de absorção. Recomendo a consulta a um profissional de Nutrição para acertar corretamente a dosagem. Estou à disposição!
Olá,
mais importante do que saber o tempo de absorção da vitamina C, é saber alguns pontos como: 1) Como aumentar a absorção e quais outros nutrientes podem diminuir a biodisponibilidade da vitamina C. 2) Qual a dosagem e o motivo da suplementação. Então vamos lá, (1) para aumentar a biodisponibilidade da vitamina C, é importante evitar a ingestão de alimentos ricos em caféina, como café, chá mate, refrigerante cola e chocolate, como também, evitar alimentos fontes de cálcio, como leite e derivados imediatamente após a suplementação. Outro ponto importante é saber como está a sua saúde intestinal, pois se estiver com algum grau de disbiose, isso diminuiu a absorção. (2) A recomedação de ingestão diária de vitamina C não é para passar de 100mg/dia e não adianta suplementar muito mais do que isso, pois o excesso sai pela urina. O mais interessante do que suplementar, é ingerir frutas fontes de vitamina C, como goiaba, laranja, tangerina, entre outras, pois além da ingestão dessa vitamina, também estará consumindo outros micronutrientes, fitoquímicos e fibras que vão ajudar no bom funcionamento do intestino.
Espero ter ajudado! Grande abraço! Dra. Gabi
Olá, a absorção da vitamina C ocorre cerca de 24h após sua ingestão, porém para se ter uma melhor absorção é importante evitar a ingestão da vitamina junto com alimentos que podem atrapalhar sua absorção como por exemplo: chá mate ou preto, refrigerantes, cacau em pó e alimentos em geral que contenham cafeína. É indicado o consumo da vitamina C junto com alimentos com fonte de ferro, porque uma potencializa a absorção do outro. Abraços!

OLÁ, A SUA ABSORÇÃO OCORRE CERCA DE 24 HORAS , APÓS SUA INGESTÃO, MAS ISSO DEPENDE TAMBÉM DA SUA ALIMENTAÇÃO