Após prostatectomia, meu PSA ficou 0,24. Li que pode ser resíduos prostáticos? Qual exame pode confirmar?

3 respostas
Após prostatectomia, meu PSA ficou 0,24. Li que pode ser resíduos prostáticos? Qual exame pode confirmar? O PET-CA identifica o resíduo?
É preciso saber mais informações. Se o exame foi colhido próximo da cirurgia ainda pode não ter tido tempo suficiente para "zerar". O mais recomendável seria repetir o exame. Se o próximo PSA também vier elevado pode se tratar de doença localmente avançado, onde mesmo com a cirurgia resta tecido neoplasico perto do local onde se localizava a próstata. A análise do histopatologico também ajuda nessa interpretação.
Por vezes há locais de micrometastases distantes da próstata em linfonodos ou em áreas do esqueleto que podem passar despercebidas nos exames pré operatórios.
Se confirmando doença neoplasica residual, o melhor exame hoje para detectá-la é o PET com PSMA. Ressonância magnética de abdome e pelve e cintilografia óssea também podem ajudar mas tem menor acurácia e algumas alterações anatomicas pós operatórias podem dificultar sua interpretação

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O PSA após 45 dias de uma Prostatectomia Radical deve estar abaixo de 0,20. No Seu caso não ficou claro quanto tempo após, ou se foi o primeiro PSA que fez após a Prostatectomia Radical.
Este valor limite é considerado um marco para indicação de terapias adicionais para a cura, como Radioterapia de Resgate.
É importante avaliar outros dados de sua história como estadiamento patológico, grau de Gleason e presença ou não de margem comprometida para definir se devemos pensar em restos prostáticos ou recidiva tumoral.
O PET-PSMA pode sim localizar focos de tumor quando o paciente apresenta elevação do PSA após tratamento curativo, sendo que a chance de detecção é próxima a 50% quando o PSA total está entre 0,30 e 0,50.
Seu urologista será a melhor pessoa para definir uma conduta clara quanto a seu PSA.
Para uma melhora avaliação seria necessário acesso aos exames feitos no pré operatório e também da patologia (análise microscópica da peça cirúrgica). Antes de pensar em novos exames esses dados já nos ajudariam a traçar melhor um perfil prognóstico e até mesmo a necessidade de terapia complementar.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 26 perguntas sobre Prostatectomia radical
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.