Após prostatectomia, meu PSA ficou 0,24. Li que pode ser resíduos prostáticos? Qual exame pode confirmar?

3 respostas
Após prostatectomia, meu PSA ficou 0,24. Li que pode ser resíduos prostáticos? Qual exame pode confirmar? O PET-CA identifica o resíduo?
É preciso saber mais informações. Se o exame foi colhido próximo da cirurgia ainda pode não ter tido tempo suficiente para "zerar". O mais recomendável seria repetir o exame. Se o próximo PSA também vier elevado pode se tratar de doença localmente avançado, onde mesmo com a cirurgia resta tecido neoplasico perto do local onde se localizava a próstata. A análise do histopatologico também ajuda nessa interpretação.
Por vezes há locais de micrometastases distantes da próstata em linfonodos ou em áreas do esqueleto que podem passar despercebidas nos exames pré operatórios.
Se confirmando doença neoplasica residual, o melhor exame hoje para detectá-la é o PET com PSMA. Ressonância magnética de abdome e pelve e cintilografia óssea também podem ajudar mas tem menor acurácia e algumas alterações anatomicas pós operatórias podem dificultar sua interpretação

O PSA após 45 dias de uma Prostatectomia Radical deve estar abaixo de 0,20. No Seu caso não ficou claro quanto tempo após, ou se foi o primeiro PSA que fez após a Prostatectomia Radical.
Este valor limite é considerado um marco para indicação de terapias adicionais para a cura, como Radioterapia de Resgate.
É importante avaliar outros dados de sua história como estadiamento patológico, grau de Gleason e presença ou não de margem comprometida para definir se devemos pensar em restos prostáticos ou recidiva tumoral.
O PET-PSMA pode sim localizar focos de tumor quando o paciente apresenta elevação do PSA após tratamento curativo, sendo que a chance de detecção é próxima a 50% quando o PSA total está entre 0,30 e 0,50.
Seu urologista será a melhor pessoa para definir uma conduta clara quanto a seu PSA.
Para uma melhora avaliação seria necessário acesso aos exames feitos no pré operatório e também da patologia (análise microscópica da peça cirúrgica). Antes de pensar em novos exames esses dados já nos ajudariam a traçar melhor um perfil prognóstico e até mesmo a necessidade de terapia complementar.