Após quanto tempo de acompanhamento o paciente deve entender que o processo não está dando resultado

14 respostas
Após quanto tempo de acompanhamento o paciente deve entender que o processo não está dando resultado e deve encerrar as sessões e procurar outro profissional?
Olá! Sugiro que converse com o próprio psicólogo, você pode enfatizar suas dúvidas, sensações e até insatisfações perante o processo terapêutico. Essa sensação de não sentir mudanças ou resultados pode ser um fator importante para o seu processo. Caso você não se sinta confortável/vinculado com o terapeuta, ai sim vale procurar outro profissional.
Espero ter ajudado
Obrigada

Olá, também sugiro que fale com o psicólogo o que tem percebido a respeito da terapia e suas impressões sobre o processo. Sem dúvida, abrir esse espaço pode ser um divisor de águas no processo terapêutico, pois entre outras coisas, você poderá explorar suas expectativas acerca do que espera do profissional, bem como se dar conta como tem lidado com suas dificuldades, seu engajamento entre as sessões, ou seja, se busca colocar em prática o que "aprendeu" nas sessões, dentre outros aspectos. Saiba que é natural ter dúvidas e conversar a respeito delas é parte do processo. Caso não sinta espaço para abordar suas questões e dúvidas, aí pode ser válido buscar outro profissional. Espero ter ajudado. Um abraço.
É interessante que busque abrir com seu psicólogo uma conversa a respeito desse sentimento, para que assim ele possa compreender mais sobre você e suas necessidades, além de também ter a oportunidade de apresentar a razão pela qual o processo possa estar caminhando de um determinado modo. Caso mesmo após esse diálogo, você siga com a sensação de não estar conseguindo tirar tanto proveito dos atendimentos e que necessita de uma outra perspectiva, sugiro que busque outro profissional, com quem pode se identificar mais na forma de trabalho. Espero ter ajudado, fique bem!
Olá, como vai?
Entendo que quando estamos em sofrimento, queremos uma solução o mais rápido possível, porém o fator tempo não serve de parâmetro para avaliar se uma terapia é eficaz ou não. É muito importante para um resultado célere e eficaz, o engajamento e confiança no processo por parte do paciente e ter paciência também conta! Você pode falar sobre tudo na terapia, inclusive sobre a própria terapia. Boa sorte!
Olá, como vai você? É natural a dúvida sobre os resultados e o progresso da psicoterapia, especialmente quando ela é focada na diminuição de um sofrimento. Contudo, é importante compreender que não há uma resposta clara à sua pergunta, pois o processo realmente pode ser muito diferente para cada pessoa. O ideal é trazer suas dúvidas na sessão de terapia, falar francamente com seu psicólogo, para que possam fazer um balanço do progresso e o futuro do tratamento. Caso você não se sinta confiante após essa conversa aberta, então é natural buscar outro profissional para auxiliá-lo e, inclusive, abordar essa questão com o novo psicólogo. Espero que encontre a ajuda que busca e fico à disposição!
Olá! Essa questão de tempo é relativo, sugiro que você converse com seu psicólogo (a) pra entender melhor e até ouvir o parecer dela(e).
Olá! . Me parece que no primeiro momento o importante é avaliar suas expectativas em relação ao processo terapêutico e como alinhar isso com o seu psicólogo. Acredito que existe uma certa frustração do processo não estar acontecendo da forma como você esperava. Relatar isso ao seu psicólogo pode ser de grande ajuda.
Olá! É muito relativo, cada cliente/paciente tem a sua demanda, o seu tempo para entrar no processo psicoterapêutico, ir a terapia não quer dizer que esteja fazendo terapia porque terapia é muito mais do que falar e ficar relatando um problema. É entrar em contato com suas questões internas para poder elabora-las.

Leve o seu incomodo para o seu terapeuta para que juntos possam analisar e avaliar sobre a evolução do seu processo.
Olá!! Nas primeiras consultas de terapia, a psicóloga está te conhecendo, conhecendo sua história de vida e você conhecendo o método de trabalho da psicóloga, Mas eu acredito que desde o primeiro encontro, já conseguimos sentir uma conexão entre psicóloga e paciente. Essa conexão é um dos fatores mais importantes para a efetividade da terapia; é a relação terapêutica, é sentir confiança, é o gostar da personalidade e do jeito de ser da terapeuta. Sem essa conexão inicial, já fica difícil essa terapia funcionar. E eu acredito que a cada sessão de terapia, nós já conseguimos aprender alguma coisa sobre nós mesmas, sentir alguma esperança, fazer alguma pequena mudança. Isso tudo é progresso no seu processo terapêutico. Se você não sente nada disso, provavelmente você não encontrou a psicóloga ou a abordagem que funciona pra você. Eu diria que em poucas semanas você já saberá dizer se deve buscar outra profissional.
Já recebi relatos em minha clínica de pessoas que passaram com psicólogos que forçavam certa amizade, alguns que sugeriram frequentar essa ou aquela religião e até mesmo ofereceram livros de auto ajuda ou religiosos que não tinham nada a ver com a demanda do paciente. Penso que nesses casos é melhor procurar por um profissional que contemple maior diversidade de pensamento para melhor acolher suas questões. Em um menor número há fenômenos diversos dentro de um processo de psicanálise, por exemplo, que leva muito a sério a relação pessoa atendida-analista. Se o profissional não estiver ferindo a ética pode ser uma grande oportunidade para o tratamento levar estas questões diretamente ao analista/psicólogo.
Olá, boa noite ! tudo bem ?
É importante conversar com o seu terapeuta sobre o que está sentindo sobre seu processo terapêutico e os dois juntos tentar alinhar objetivos e metas para melhora gradual dos seus sofrimentos.
Torne claro seu objetivo diante da terapia e abra-se para o processo, tenho certeza que vai dar certo.
Fique bem ! Conte comigo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Bom dia! Espero que voce esteja bem.

Como disse meus colegas, o resultado de qualquer processo psicoterapêutico vai depender do comprometimento de ambas as partes. Nao tem como mensurar o tempo, pois cada caso e individual. Mas entendo que não e fácil mudarmos de comportamentos e atitudes. Também não e fácil abrirmos nossa vida para uma pessoa que recém conhecemos, como o psicologo. Por isso que precisa de TEMPO, para que possa ser formado o vinculo terapêutico também. O sucesso depende também da relação estabelecida entre vocês.
Sugiro que leve essas indagações para seu psicologo, pois vai ser super importante para a relação de vocês essa abertura.
Olá! Para que os resultados apareçam depende de alguns fatores, por exemplo, a natureza do problema em si, sua rede de apoio, o seu engajamento no processo entre outros. O ideal é que você se expresse para o seu psicólogo, levando esses questões para ele. Caso ainda passe um tempo e você não observe mudanças, você pode e deve buscar um outro profissional.
Olá, bom dia. Depende da situação. É importante que você conserve com o seu terapeuta sobre o que está sentido. Mas, se você sentir que isso é impossível e não se sente confortável mesmo depois de um tempo de terapia. Pode ser um sinal que deve-se encerrar a relação terapêutica.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!