Artrolive regenera cartilagens da coluna? Se a resposta for sim gostaria de saber se enquanto tomo devo trabalhar ou repousar?
Dr. Junot Hortêncio de Souza Neto
Dr. Junot Hortêncio de Souza Neto
Ortopedista - traumatologista, Cirurgião da mão
Rio de Janeiro
O artrolive (sulfato de glucosamina + sulfato de condroitina) é uma medicação utilizada para tratamento das artroses (degeneração articular).
É fato que não existe nenhum trabalho na literatura de relevância que mostre os resultados da utilização dessas medicações, a grande maioria possui algum tipo de viés (na maioria são trabalhos realizados pelos próprios laboratórios).
Porém, olhando por um outro lado, vários ortopedistas observam na sua pratica diária um bom resultado em alguns pacientes!
Eu particularmente utilizo em diversas patologias articulares degenerativas com um resultado razoável, principalmente relacionadas a artrose do joelho. Mas em todos os casos oriento os pacientes quanto a essa relativa ausência de trabalhos confiáveis que confirmam os resultados.
Na minha opinião é uma medicação que pode ser utilizada com segurança em degenerações articulares, porém, não utilizo como principal conduta dentro do tratamento!

Não, não existe nenhuma evidência científica de que a Glicosamina, substância ativa do Artrolive, tenha qualquer ação sobre a artrose da coluna.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 97 perguntas sobre Artrolive

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.