: As doenças físicas podem ser comorbidades e afetar o prognóstico psiquiátrico ?

3 respostas
: As doenças físicas podem ser comorbidades e afetar o prognóstico psiquiátrico ?
Olá, como vai? Sim, doenças físicas podem atuar como comorbidades e influenciar o prognóstico de um transtorno mental. Quando o corpo está adoecido, isso pode aumentar a vulnerabilidade emocional, reduzir a energia psíquica disponível e dificultar o manejo das emoções e dos sintomas psicológicos. Muitas vezes, o sofrimento físico intensifica sentimentos de desamparo, angústia e insegurança, interferindo na capacidade de enfrentamento.
Na visão psicanalítica, o corpo e a mente estão profundamente interligados, e aquilo que se vive no corpo pode reativar conflitos emocionais ou antigas experiências de fragilidade. Cuidar da saúde física, junto com o acompanhamento psicológico, oferece mais sustentação para o sujeito se reconhecer e lidar melhor com suas questões. Espero ter ajudado, fico à disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, pois a comorbidade é a presença, ao mesmo tempo, de duas ou mais condições clínicas em uma mesma pessoa. Por exemplo, hipertensão e ansiedade, ou diabetes e depressão. Elas podem,´portanto, agravar sintomas, resistir aos tratamentos e piorar o prognóstico.
Dra. Ivane Sousa
Psicólogo, Psicanalista
Ararendá
O cuidado adequado das comorbidades é importante porque elas podem intensificar sintomas emocionais, afetar seu sono, sua energia e até sua capacidade de lidar com o que venha ser trabalhado em terapia. Quando essas condições estão bem controladas, você tende a ter mais estabilidade, clareza e disposição, o que favorece o processo terapêutico e melhora o seu progresso na saúde mental como um todo.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2023 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.