As vezes eu sinto nojo quando sou tocada seja na mão ou qualquer outro lugar, mesmo que não seja de

28 respostas
As vezes eu sinto nojo quando sou tocada seja na mão ou qualquer outro lugar, mesmo que não seja de forma abusiva, por qualquer pessoa, até mesmo da família. Não gosto de conviver com pessoas e sempre tento me afastar de todos. Isso é normal?
Olá, talvez não seja “normal” se isso estiver te prejudicando em suas relações sociais e afetivas, a ponto de evitar pessoas.
Certa vez no consultório, atendi um cliente com uma angústia muito semelhante a sua, caracterizada como ‘Afefobia’ (ou tixofobia): incômodo de ser tocado por alguém, podendo ser insuportável e até doloroso. Lembro-me bem que esse “nojo” estava levando-o para um estado de fobia social, ou seja, estava passando a não frequentar ambientes com algum tipo de aglomeração, como transportes públicos e eventos familiares, além de deixá-lo com elevado grau de ansiedade.
Sugiro-lhe que procure ajuda psicológica, quanto antes a afefobia for tratada, melhor.
Espero te ajudar.

Olá!
Para além de definir o que é normal ou patológico sobre o que você apresenta é interessante entender o quanto isso está afetando a sua vida, e como podem ser construídas estratégias para você lidar melhor com isso. Talvez você esteja buscando um diagnóstico para dar um direcionamento a isso que você não entende sobre você mesma. Pode dar um certo alívio, mas é preciso ir além disso ok?! Um tratamento psicológico é o mais indicado.
Espero ter ajudado, fico â disposição.
Sugiro que agende psicoterapia para entendermos como funciona esse “nojo” como você citou e como isso está interferindo na sua vida social.
“Nojo” não evoca saúde, certo? Vamos investigar isso é propor uma terapêutica onde você consiga fluir mais.
Na verdade, na verdade esse nojo é um sintoma e talvez, o comportamento evitativo de convívio seja outro. Se esses sintomas estiverem te causando prejuízos na vida e sofrimento, vale a pena iniciar uma psicoterapia.
Olá, não isso não é normal, porém é necessária uma avaliação para saber exatamente o que pode estar causando este transtorno. Procure por uma avaliação neuropsicológica, assim poderá entender do que se trata.

Abçs
Olá!!
É importantíssimo que procure psicoterapeuta para ajudá-la a identificar a causa da sua reação as ações comuns de proximidade, como o toque que causa tanta angústia e entender a origem da necessidade de se afastar das pessoas, do isolamento. O homem é um ser social e não sobrevive sem o outro desde que nasce.

Olá, quando algo nos causa sofrimento e afeta nossas relações interpessoais o ideal seria procurar um psicólogo para uma avaliação.
Olá! O nojo, a tentativa de se afastar de todos e não gostar de conviver, indicam que existe um desconforto seu no contato com as pessoas. E você tem dúvidas se isso é normal. Você pode procurar pela ajuda de um psicólogo para entender melhor o que está acontecendo com você.
Boa tarde , seria interessante procurar um psicologo , para trabalhar esta questão , quanto ao desconforto e inquietude que situações afetivas de proximidade fisica como no caso de um simples toque. Procurar descobrir de onde isso emerge. Cada pessoa trabalha suas emoçoes diferentemente , não existe certo ou errado, mas quando há alguma inquietude existe uma certa atenção maior com este conteúdo, mas mesmo assim não significa uma patologia , uma anormalidade . Com ajuda de um profissional vc podera entender melhor este desconforto e saber lidar com ele no futuro . Abordagens como a Cognitiva comportamental, Psicanalise, EMDR, Gestalt, podem ser bastante eficientes , a titulo de informação , caso vc nao comheça nenhuma linha terapeutica , tente procurar em sua região , profissionais dentro destas linhas , mas outras abordagens , tambem vão produzir efeitos tão bons quanto os já citados . Espero ter ajudado .
Olá, para melhor definirmos o que é normal ou patológico é preciso entender o quanto o comportamento de sentir nojo ao toque te leva ao sofrimento. Sugiro que você busque ajuda psicológica para assim junto com o profissional entender essas questões. Forte abraço
Talvez uma consulta Psicológica poderia ser. Interessante para ser avaliado essa questão.
Existem muitas questões para serem analisadas no que você trouxe, primeiro, o que seria esse "nojo", segundo, porque não gosta de conviver com as pessoas, o que há nelas que te incomoda? Seria necessário um processo psicoterapêutico afim de olhar a fundo esses sintomas.
Procure um profissional que possa te ajudar!
Abraços.
Olá
Difícil responder se isso é normal. O fato é que isso pode estar te causando um desconforto ou impactando na sua qualidade de vida. Como você se sente num relacionamento a dois? Também nessa situação você sente nojo?
Enfim, vale a pena você investir numa psicoterapia para aprofundar esse tema, se conhecer melhor e poder efetuar mudanças necessárias na sua vida.
Boa sorte
A espécie humana foi feita para viver coletivamente, então esses sintomas são claramente disfuncionais. O isolamento pode, inclusive, te colocar em risco e vulnerabilidade para inúmeras situações. Importante buscar um psicólogo o quanto antes para avaliar e tratar essas questões. estou a disposição para ajudar! Espero que fique bem! Forte Abaço!
Olá! O que é normal varia de pessoa para pessoa, mas é interessante investigar os motivos desse comportamento e quais consequência ele traz para o seu cotidiano. Pois, somos uma das espécies mais sociais da natureza e é esperado que sejamos tolerantes a certas formalidades sociais. Boa sorte!
Olá, te recomendo a buscar um profissional que possa avaliar melhor este caso, pois é importante compreender que gatilhos, pensamentos, comportamentos e situações do seu histórico de vida influenciaram e estão por trás dessa emoção eliciada por essas situações. Penso que a situação esteja disfuncional a ponto de te trazer algum prejuízo/sofrimento dentro da sua rotina, porém são poucas informações para avaliar, por isso a necessidade de um psicólogo. Espero ter ajudado!
Olá !! É preciso entender o grau de comprometimento que isso tem gerado na sua rotina.O autoconhecimento que vem junto com o processo psicoterápico é importante para que você possa acessar sua história, conhecer suas emoções e de que modo elas se movimentam.
Existem vários pontos à serem investigados, que somente com acompanhamento de um profissional, serão avaliados individualmente e adequadamente trabalhados dentro de um plano terapêutico.
Olá. Isso te traz sofrimento? Te traz estranhamento? Compromete sua vida? Normal de perto ninguém é... não gosto dessa palavra. Podemos dizer que não é comum e se lhe traz incomodo procure uma psicoterapia, pode ajudar.
Olá! Tudo dependerá de quanto tudo isso te incomoda, trás sofrimento e prejudica suas relações, sua rotina diária. O processo terapêutico te ajudar no entendimento de todo esse contexto, assim como promoverá seu autoconhecimento. Com isso você entenderá melhor sua emoções e pensamentos. Você conseguirá identificar com maior facilidade os gatilhos dessas situações e agir sobre eles. Com ajuda de um profissional você conseguirá entender melhor todos esses pensamentos, sentimentos e atitudes e encontrará maneira de lidar com eles. Espero ter ajudado.
Boa noite! Tem um problema aí que certamente te gera sofrimento neh ? Procure ajuda psicólogica para entender o que tem por trás dessa aversão e poder tratar isso.estou a disposição
Sentir nojo por algo não é muito saudável, correto? Provavelmente o desconforto do toque e do contato com as pessoas deve estar te incomodando/ atrapalhando e por isso, podemos entender que não está "normal". Espero que já tenha buscado ajuda profissional (psicoterapia), para se entender, entender o por quê desse nojo e ter uma vida mais tranquila em relação a isso. Abraços!
Olá!
Procure ajuda psicológica. É necessário entender sua percepção sobre nojo; o contato pessoal; traumas; desde de quando esse desconforto existe; entre outras questões que só possível aprofundar ao iniciar o processo.
Um abraço. Fico à disposição!
Olá! É preciso uma avaliação para compreender melhor essa questão do nojo, de não gostar de conviver com outras pessoas. A terapia é uma excelente ferramenta para te ajudar a compreender de maneira mais profunda. Procure ajuda de um Psicólogo para trabalhar essas questões. Fica posto meu convite. Abraço!
Olá, espero que esteja bem. Acredito que seria interessante você tentar passar por sessões de psicoterapia para entender melhor de onde vem esse "nojo" que você sente em relação as pessoas. Normal é uma palavra complexo que implica um certo juízo de valor sobre alguma coisa. Tente ponderar sobre quando começou a sentir isso, com qual tipo de pessoa você sente isso. Pode ter relação com algo que ocorreu na sua vida, algum trauma relacionado a invadirem seu espaço sem sua autorização. Espero que tenha ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 160
Olá,
O "normal" será muito relativo ao quanto isso afeta seus relacionamentos e lhe causa sofrimento. Talvez seria interessante tentar fazer uma retrospectiva de quando essa sua maneira de se relacionar com os outros passou a ser assim. Pela sua fala, parece implicar que o nojo vem se sentir que os outros estejam sujos. O qual o motivo dessa sensação? De onde vem? Porque ter que ficar limpa?
A psicoterapia poderia ser um bom espaço para elaborar tais questões.
Espero que os insights tenham ajudado ;)
Não é normal e é possível entender o que está acontecendo e encontrar formas de lidar e se desenvolver através de autoconhecimento e autodesenvolvimento. Psicoterapia vai te ajudar nesse processo.Abraço
Olá
Teríamos que investigar mais de onde vem o "nojo" de não ser tocada e dessa aversão a pessoas e aglomeramentos, se isto a prejudica, de onde vem este comportamento, para sim ter uma proposta mais viável de tratamento, procure ajuda, não esta conseguindo sozinho, procure um profissional de saúde mental.