as vezes sinto que reprimo a maioria das minhas emoções, que sou uma pessoa fira em alguns momentos

13 respostas
as vezes sinto que reprimo a maioria das minhas emoções, que sou uma pessoa fira em alguns momentos e sou ligada no 220, tenho alto estima até boa e sou extrovertida e bem humorada, mais quando se tratar de demonstra sentimentos tenho um dificuldade enorme. seria algum transtorno ou trauma?
Seria interessante realizar uma investigação detalhada do seu histórico de relacionamentos (principalmente com os pais) para compreender o porquê desta repressão emocional tão acentuada. É comum as pessoas aprenderem a reprimir emoções para protegerem-se das reações negativas à volta. O próprio fato de você se sentir "ligada no 220" provavelmente tem a ver com esse acúmulo de carga emocional. Independente de haver ou não traumas de base ou classificar a sua condição como algum transtorno, todos os desequilíbrios podem ser corrigidos e você pode aprender a lidar com as suas emoções de uma outra forma, se assim desejar.

Procure um psicólogo especializado em terapia cognitivo comportamental para uma avaliação completa e posterior tratamento focalizado nas suas emoções
Não necessariamente significa que você tenha tido algum trauma ou desenvolvido um transtorno! Há muitos adultos que sentem dificuldades em identificar suas emoções e demonstrá-las justamente por não ter tido uma "aprendizagem/modelo" quando crianças sobre as emoções! Procure ferramentas de autoconhecimento como a psicoterapia psicológica que irá lhe ajudar muito!
Olá! Pode ser transtorno, ou trauma, ou nenhum deles. Pode ser apenas uma dificuldade em expressar emoções. É preciso entender em qual contexto esta dificuldade aparece. Há situações onde o não expressar as emoções pode estar ligado com o medo da rejeição. Se é algo que te gera sofrimento e está te impedindo de ser feliz, busque um psicólogo para te ajudar!
A Terapia do Esquema descreve que pensamentos e sentimentos advindos da infância e adolescência podem se tornar disfuncionais ao longo da vida. Chamamos isto de Esquema de inibição emocional e esta ligado a necessidade emocional de laser e espontaneidade não atendida. Procure um terapeuta na área para cuidar disto.

Olá! O que você descreve pode não se tratar, necessariamente, de algum trauma ou transtorno, mas apenas a partir do seu relato não é possível determinar um diagnóstico. A dificuldade para demonstrar sentimentos provavelmente está ligada à forma como você aprendeu a identificar e expressar suas emoções, especialmente com sua família. Sugiro que você procure uma psicoterapia para investigar esse padrão de funcionamento e lidar melhor com essas questões. Fico à disposição!
Procure um psicólogo de qualquer linha. Fale mais a respeito. Acredito que irá se sentir melhor.
Olá, creio que esse comportamento distante é uma defesa psíquica. A terapia poderá ajudá-la a descobrir do que você se defende, se do medo de perde a cabeça e ser muito agressiva, se terror de demonstrar seus sentimentos e ser manipulada, ou muitas outras razões. A questão é se isso te chama a atenção é porque você sente que está algo errado. Espero ter ajudado.
Olá! Pelo que você está trazendo na mensagem o que acontece é mais uma falta de empatia. Isso não é um transtorno, mas acredito ser importante você estar se questionando sobre isso. A psicoterapia pode lhe ajudar a se perceber melhor para poder perceber o outro. Procure um psicólogo. Qualquer dúvida, estou por aqui.
Olá! Independente de ser transtorno ou trauma, pode ser modificado. Abrir-se, falar de si, não é fácil, uma vez que as pessoas se preocupam com o que as outras pessoas vão pensar. Se já tem dificuldade de aceitar como você é, dividir essa intimidade toda, não vai ser em qualquer lugar, com qualquer pessoa. Que tal aprender no consultório? Até mais!
O processo de psicoterapia é um convite para transformar sua angústia em palavra, sua dor em linguagem, para que, a partir daí, você consiga buscar as respostas que precisa ou se fazer novas perguntas. Fato é que, existem questões emocionais citadas na sua pergunta que precisam de atenção, pois pelo seu questionamento, podem representar certo incômodo, desconforto e estranheza frente às suas próprias atitudes. Recomendo que busque um profissional de Psicologia para te auxiliar nessa jornada.
Olá! Não necessariamente indica um transtorno ou trauma, pois reprimir emoções é algo comum em muitas pessoas. Muitas vezes, pode ser uma questão de personalidade ou uma estratégia de enfrentamento aprendida ao longo da vida. Não é algo saudável mas também não significa um transtorno.

No entanto, se isso está afetando significativamente sua vida ou seus relacionamentos, pode ser útil buscar ajuda de um profissional da saúde mental para entender melhor essa dificuldade e aprender maneiras de lidar com isso. A terapia pode ser um recurso valioso para desenvolver habilidades de comunicação emocional e melhorar o bem-estar emocional. Abraço!
Olá, bom dia. Na nossa contemporaneidade, a mente muito racional e voltada para o mundo exterior, assim como o empobrecimento da linguagem e a dificuldade de simbolizar, podem gerar uma conduta mental, associada a pensamento baseado no concreto, gerando relacionamentos carentes de afetos que servem de incentivo à repressão das emoções, ao medo de rejeição, à baixa auto-estima e solidão. Muito mais comum do que imaginamos, a inibição emocional gera sofrimento, dor , doenças psicossomáticas etc., já que há dificuldade simbólica de representar emoções. Alexitimia é um transtorno, que com uma terapia adequada, pode ser tratada e melhorar significativamente a qualidade de vida da pessoa. Busque ajuda especializada, não passe por estas dores sozinha, estou aqui para te ajudar.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!