Ate quantos dias pode ser realizado o teste da linguinha?

5 respostas
Ate quantos dias pode ser realizado o teste da linguinha?
O ideal é que seja realizado o quanto antes para que se evite dificuldades na amamentação que podem levar ao desmame precoce. Como ainda não está sendo realizado nas maternidades, sugiro procurar uma Fonoaudióloga que realize. Se estiver no RJ, me encontro a disposição. Abraços!

Ainda não há consenso em relação à necessidade da realização do teste por parte da Sociedade Brasileira de Pediatria, conforme publicado no site da sociedade em 07/02/2015, através do link: sbp.com.br/departamentos-científicos/otorrinolaringologia/attachment/nota esclarecimento-dc_otorrino.

Por esse motivo, até segunda ordem por parte da sociedade, o teste ainda não está sendo realizado de forma rotineira nas maternidades.

Espero ter ajudado,

Att,

Dra Letícia Rubim
O ideal é que o teste da linguinha seja realizado até o primeiro mês de vida, para que se possa prevenir quaisquer dificuldades correlacionadas à alimentação do bebê, mas uma avaliação do frênulo lingual pode ser realizada em qualquer idade, por um fonoaudiólogo, sem nenhuma contra indicação.
O teste da Linguinha é recomendado no primeiro mês de vida para evitar o desmame precoce, já que é muito comum que o freio de língua curto interfira na mobilidade de língua necessária para a ordenha na mama.
Entretanto, em qualquer idade pode ser feito o teste uma vez que o frênulo ou freio de língua curto também pode ser responsável por alterações de fala e mastigação.
Não existe idade específica... Mas recomendo o quanto antes... Quanto mais cedo solucionar alterações na língua, melhor o prognóstico do paciente.