Atrofia muscular pelo nervo, fazendo tratamento tem chance do músculo voltar ao normal ?

8 respostas
Atrofia muscular pelo nervo, fazendo tratamento tem chance do músculo voltar ao normal ?
Precisamos saber qual a gravidade do dano causada no nervo, mas acredito que a fisioterapia pode ajudar muito na sua recuperação muscular.

É necessário saber o tempo do ocorrido da lesão e a gravidade da lesão desse nervo, são fatores importantes para sua recuperação. A fisioterapia tem muitos recursos que pode ajudar essa reabilitação neuromuscular.
Após um avaliação minuciosa da lesão, do tempo da lesão extensão da lesão e dos danos causados por essa lesão, pode-se sim, desenvolver um protocolo específico para que haja uma recuperação desse músculo. Acredito muito que e Fisioterapia tem um papel fundamental nessa reabilitação.
Olá ;
Então primeiramente precisamos saber condição que leve à fraqueza muscular. Ela pode ser causada tanto por condições adquiridas, devido ao envelhecimento, por exemplo, quanto por outros problemas e doenças base, como é o caso da esclerose lateral amiotrófica (ELA). Em ambas as situações, contudo, a fisioterapia surge como uma aliada importante para tratar atrofia muscular e dar mais qualidade de vida aos pacientes.

Abraços
Olá. Uma avaliação é fundamental para saber quais as possibilidades de ganho. No entanto, o que é "normal", mesmo não sendo possível alcançar, nem sempre é o mais importante. Ser funcional, ou seja, conseguir fazer o corpo funcionar como você precisa é o que realmente importa. Então o objetivo, deve ser, dentro da possibilidade buscar o melhor funcionamento (funcionalidade) e trazer menos danos possíveis a sua qualidade de vida e suas necessidades.
Quando o nervo é lesionado, a conexão entre o nervo e o músculo pode ser interrompida, levando à atrofia muscular. A recuperação depende da extensão da lesão nervosa e da capacidade de regeneração do nervo. Em alguns casos, o músculo pode se recuperar completamente, especialmente se houver um tratamento adequado e a lesão nervosa não for grave.
No entanto, é importante ter em mente que o processo de recuperação pode ser gradual e requerer tempo. A regeneração do nervo e a restauração da massa muscular podem levar semanas, meses ou até mesmo anos, dependendo da gravidade da lesão e da resposta individual do corpo ao tratamento.
O fisioterapeuta será capaz de avaliar a extensão da atrofia muscular, determinar a causa subjacente e prescrever as intervenções adequadas para maximizar a recuperação muscular. Portanto, se você está enfrentando atrofia muscular causada por uma lesão no nervo, é recomendável buscar a avaliação de um fisioterapeuta ou outro profissional de saúde qualificado para iniciar o tratamento apropriado e receber orientações específicas para o seu caso.
Olá, Para a gente saber se irá voltar ao normal é preciso realizar uma avaliação que ira encaminhar para a melhor abordagem, mas independente do que for encontrado na avaliação a fisioterapia apresenta boa resposta ao tratamento, tanto em quesito preventivo quanto em melhora da qualidade de vida !
Se a atrofia foi causada por lesão do nervo, é necessário saber a causa da lesão, se a causa ainda está presente (como uma compressão ou diabetes não tratada), quanto tempo e gravidade da lesão. O músculo pode ser trabalhado, mas o quanto ele pode recuperar depende, também, da capacidade de invervação do nervo comprometido.
Espero ter ajudado