Boa noite, a um ano atrás tive um filho porém depois de 20 dias de nascido ele faleceu, desde então

16 respostas
Boa noite, a um ano atrás tive um filho porém depois de 20 dias de nascido ele faleceu, desde então minha memória está muito fraca, estou me esquecendo até de algumas palavras e acabo me atrapalhando quando estou conversando com alguém, sinto muito dores. Oque pode Ser?
Primeiro quero expressar meus sinceros sentimentos por sua perda. Sei que o momento é de fragilidade mas na medida do possível procure um psicólogo ou psicanalista para ajuda-la a transpor esse momento difícil para todas as mães que passaram por experiências iguais à sua. Quem sabe um dia você não ganhe um irmãozinho para ele? A dor da perda de um filho não passa mas após um ano a dor dela reduz. Fica com Deus.

É necessário que você procure um psiquiatra. Há vários fatores importantes a serem analisados pessoalmente em uma consulta a fim de realizar um diagnóstico correto.
Sabemos que o período pós-parto, devido a enorme variação hormonal a que a mulher fica submetida, já pode deixar mulheres vulneráveis a sintomas emocionais/psiquiátricos.
A perda de um bebê constitui um evento traumático por si só.
Precisamos avaliar que tipo exato de transtorno emocional você teria desenvolvido. A depressão, por exemplo, está muito associada a dificuldade de memória, raciocínio e concentração e até mesmo dores pelo corpo (além de outros sintomas que talvez você não teha mencionado ou valorizado).
O transtorno do estresse pós-traumático e outros transtornos de ansiedade também poderiam ser outras consequências possíveis.
Além disso, precisaríamos de uma avaliação de seu estado físico, hormonal a fim de ter certeza de que não há doenças físicas associadas.
Procure atendimento médico!
Só uma mae sabe a perda de um filho. É evento traumático, talvez não consiga processa-lo só.Procure ajuda.
É indiscritivel o sentimento da perda de um filho. Só a mãe que passou sabe. Como deve ter visto nas respostas dos colegas, é necessário ajuda medica e psicológica. Vá ao psiquiatra e faça terapia. Grande abraço.
A perda de um filho é um dos eventos mais traumáticos que um ser humano pode passar ao longo de sua vida... O que vc está vivendo é um quadro de sofrimento ligado à perda de seu filho, que não foi processada dentro de seu sistema psíquico, ou seja, é um processo de luto que ainda se encontra em aberto. Sugeriria, na medida que seja possível para você, que procurasse um psicanalista, que poderá lhe ajudar a atravessar esse processo de luto e conseguir ressignificar esse evento trágico dentro de sua história pessoal, de modo que possa dar continuidade à sua vida e até vir a ter outro filho, no futuro...
Espero ter ajudado
Olá, o que descreve pode ser diferentes tipos de problema.
Sugiro em primeiro lugar procurar ajuda médica, com um clínico geral, para verificar possíveis problemas físicos.
Caso não faça atendimento psicológico, também sugiro iniciar psicoterapia para te ajudar a lidar com tudo que aconteceu.
Após descartado problemas físicos (neurológicos, hormonais, reumatológicos, etc), o acompanhamento com um psiquiatra será importante.
Atenciosamente.
Priscilla Leitner
Você pode estar sofrendo de depressão. Procure um especialista.
Meus sentimentos pela sua perda. Onde você sente dores? Acho que O primeiro passo é consultar um médico para saber se essas dores são fisiológicas. A perda de um filho é muito difícil de se dissolver então um psicólogo pode te ajudar e quem sabe até um psiquiatra dependendo do caso. Algumas pessoas desenvolvem fibromialgia após um evento traumático, são dores pelo corpo sem alteração física mas como disse acima, não deixe de procurar um médico e fazer exames.
Essa perda pela qual tu passou é muito forte e impactante. Creio que a psicoterapia será de grande ajuda para modificar esse impacto. Se for necessário, o psicólogo sugeri outros encaminhamentos, que serão construídos junto contigo.
Pelo que você relata, pode ser sintomas de estresse pós-traumático pela perda do filho ou até mesmo depressão. Por isso é necessário fazer uma avaliação mais aprofundada, assim como exames para se realizar o tratamento. É importante você procurar um psiquiatra e, posteriormente, um psicólogo para abordar e trabalhar a questão da aceitação da perda do filho e do luto do mesmo.
Caro(a), possivelmente, há um difícil e doloroso luto necessário pela frente. Em alguns momentos, acontecimentos demasiado dolorosos podem nos deixar propensos a dificuldades emocionais e até desencadear desordens mais graves. Estas podem ser passageiras ou irem cristalizando-se, sendo que o tratamento adequado poderá ser definidor. Assim, considero bastante necessária uma avaliação com médico psiquiatra, mas também o atendimento psicológico que poderá ajudar a trilhar o caminho do luto tão necessário e difícil que precisa ser feito.
O luto é um processo difícil, por isso sugiro procurar ajuda de um psiquiatra e psicólogo, para que ambos possam lhe ajudar nesse momento a superar.
Abraço
Pode ser luto, depressao ou transtorno de estresse agudo. Procure um psiquiatra e um psicologo para melhor avaliaçao do quadro.
Pelo seu relato, você parece associar esses eventos de esquecimento à morte de seu filho recém-nascido. Trata-se de um evento de muita dor, angústia, revolta. Será que não é tudo isso que você gostaria de esquecer? Iniciar um processo psicológico ou analítico parece-me ser fundamental para que você consiga elaborar esse luto e abrir-se para novos sonhos. A via do esquecimento não apenas é imaginária (o que se visa esquecer não se esquece) quanto é sintomática (esquece-se de outras coisas), prendendo-a num mesmo lugar debilitante. Quanto às dores, é interessante avaliar como elas se mostram a você, o que você tem a dizer sobre elas. Um bom psicanalista pode te ajudar a compreender se se trata de algo físico (biológico) ou somático.
Pelos sintomas relatados, é possível que esteja ocorrendo com você o transtorno pós-traumático e o indício de possível depressão, oriundos da perda do filho (luto). Porém, é imprescindível um acompanhamento tanto na área da Psiquiatria quanto na área da Psicologia, para melhor identificação e tratamento destes sintomas.
Perder um filho é uma dor sem fim, sem traduções, por mais que fosse ainda um bebê, certamente durante a gestação este bebê adquiriu um lugar na sua vida. O processo de luto é muito sofrido e precisa ser trabalhado com bastante calma e empatia de um bom psicólogo em acolher essa dor. Talvez seus problemas de memória sejam resultantes de uma série de defesas que foram feitas para que essa dor pudesse ser amenizada em seu psiquismo. Consulte um bom médico neurologista para realização de exames clínicos, mas independente do diagnóstico, consulte um bom psicólogo e fale sobre tamanha dor.