Boa noite Drs. Essa destino aos infectologistas, pois revirando a internet inteira, percebi que não
2
respostas
Boa noite Drs.
Essa destino aos infectologistas, pois revirando a internet inteira, percebi que não existe um consenso sobre isso.
Qual a janela correta para quem fez PEP?
Segundo o Dr. Ésper, esse período é de 30 dias contatos APÓS o término da PEP. Vocês concordam?
Obrigado
Essa destino aos infectologistas, pois revirando a internet inteira, percebi que não existe um consenso sobre isso.
Qual a janela correta para quem fez PEP?
Segundo o Dr. Ésper, esse período é de 30 dias contatos APÓS o término da PEP. Vocês concordam?
Obrigado
Sim, concordo com o periodo de 30 dias.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite. A dúvida é muito pertinente, pois realmente há divergências entre protocolos e especialistas sobre a janela imunológica após o uso da PEP (profilaxia pós-exposição ao HIV). A explicação é que a PEP pode atrasar um pouco a soroconversão caso ocorra infecção, já que o uso dos antirretrovirais inibe a replicação viral e pode retardar a produção detectável de anticorpos. A maioria dos protocolos, incluindo o do Ministério da Saúde do Brasil, orienta que o teste de HIV seja feito no momento da exposição (teste basal), depois de 30 dias do início da PEP (ou seja, geralmente logo após o término dos 28 dias de uso), e novamente aos 90 dias após a exposição. No entanto, alguns infectologistas, como o Dr. Ésper Kallas, recomendam considerar o início da contagem da janela a partir do término da PEP, o que equivaleria a um teste definitivo 30 dias após terminar a medicação (ou 58 dias após a exposição). Em resumo, ambos os raciocínios são válidos, mas o mais seguro e amplamente aceito é realizar o teste aos 30 dias após o início da PEP e repetir aos 90 dias após a exposição para confirmação definitiva.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Olá fui na manicure e ela não esterilizou o alicate de unha e me cortou mais ela atendeu uma cliente antes de mim 1 hora antes teria algum risco de contaminação por HIV ?
- Ontem me envolvi com alguém e durante a relação sexual o preservativo rebentou. Será que Azetramicina e fluconazol previne o HIV?
- Estava em um restaurante e fui tomar um café, e a pessoa que estava manipulando minha xícara parece que havia mexido no nariz antes e depois tocou a borda da xícara que eu fui tomar o café ,caso essa pessoa tenha passado um pouco de secreção nasal na xícara e ela tenha HIV, nessa situação ocorreria risco…
- Meu filho se cortou com meu presto barba corri algum risco ,sendo q não sou soro positivo
- Fiz uma ultrassom transvaginal e estou com medo de ter pego HIV eu não prestei atenção se eles colocaram o preservativo corre o risco de pegar por essa situação? Estou angustiada com isso
- Boa tarde, após 38 dias da relação de risco um exame molecular tcr pra hiv, o resultado pode ser considerado definitivo ?
- Tive relação com uma pessoa com HIV, E tomei a Prep. Posso ficar tranquilo? Ou devo me preocupar?
- Tive uma relação sexual anal insertivo sem camisinha somente lubrificante com um parceiro que já havia tido uma relação anterior com outro parceiro também sem preservativo, somente lubrificante. Hoje completam 21 dias desde esta exposição. Já posso fazer testagem no CTA da minha cidade e confiar no possível…
- Fiz sexo oral na mulher ela era garota de programa e eu estava com uma afta na boca na gengiva eu posso ter contraído o vírus Ahiv ou não
- Boa tarde, mantive uma relação invertiva vaginal fazendo o uso da camisinha, porem fiquei preocupado de ter contraído HIV mesmo assim, fiz um teste Elisa G4 após 27 dias e deu não reagente, terei que fazer mais exames? Obrigado!
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 6629 perguntas sobre HIV e AIDS
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.