Boa noite. Fui diagnosticado com DS. Em minha cidade não há especialista. Pretendo consultar um fora,

2 respostas
Boa noite. Fui diagnosticado com DS. Em minha cidade não há especialista. Pretendo consultar um fora, e para agilizar já gostaria de levar todos os exames possíveis para não ter que fazer uma viagem só pra isso (moro bem no interior e sofro muita dor com viagens). Quais exames devo pedir ao médico?
Concordo com o colega acima, tente fazer o rx onde tem o aparelho de rx digital, a imagem fica de melhor qualidade e é melhor para avaliar e medir os ângulos da curva. A consulta com especialista é importante para conduzir o melhor tratamento.
Abs

Olá,
A Doença de Scheuermann é um caracterizada por uma hipercifose rígida.
Os exames iniciais para uma boa avaliação são as Radiografias Panorâmicas de Coluna Total nas incidências Frente e Perfil Ortostático (em pé).
É importante que na radiografia apareça toda a coluna desde a coluna cervical até a bacia (filme de rx longo, geralmente 90x30 cm). Dessa forma é possível avaliar todas as curvas, inclusive escoliose que pode estar associada.
Outra radiografia importante é o Perfil deitado com um coxim apoiado no ápice da cifose, para avaliar a flexibilidade da curva e programar o melhor tipo de tratamento.
É fundamental passar em um especialista em coluna para fazer uma boa história clínica, exame físico e análise dos exames.