Boa Noite ... Fui diagnosticado como Pré Diabético , a médica receitou 3 metformina 850 ao dia , c

2 respostas
Boa Noite ...
Fui diagnosticado como Pré Diabético , a médica receitou 3 metformina 850 ao dia , café da manhã, almoço e janta ....particularmente achei muito ... e gostaria de uma segunda opinião por favor ... Obrigado
70% dos pré-diabéticos evoluíram para diabetes em algum momento da vida , por isso a importância do tratamento.
Se está com dúvida converse com seu endocrinologista. Mas a princípio não está incorreta a prescrição.

Boa noite! Sua preocupação é totalmente válida e compreensível, especialmente quando se trata de iniciar um novo tratamento para uma condição como a pré-diabetes, que é um estado que antecede o desenvolvimento do diabetes tipo 2 e indica que os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas ainda não altos o suficiente para serem classificados como diabetes.

A Metformina é um medicamento amplamente utilizado para o tratamento do diabetes tipo 2 e, em alguns casos, para a pré-diabetes, devido à sua capacidade de melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir a produção de glicose pelo fígado, ajudando assim a controlar os níveis de glicose no sangue. A dosagem de Metformina pode variar significativamente entre os pacientes, dependendo de vários fatores, incluindo a gravidade da resistência à insulina, o peso do paciente, e a presença de outras condições de saúde.

No contexto da medicina integrativa, é essencial considerar não apenas o tratamento farmacológico, mas também outros aspectos do estilo de vida que podem influenciar significativamente o controle da glicose e a progressão da pré-diabetes para o diabetes tipo 2. Isso inclui a nutrição, atividade física, manejo do estresse e qualidade do sono. Alterações na dieta, como a redução do consumo de carboidratos simples e o aumento da ingestão de fibras, juntamente com a prática regular de exercícios físicos, podem ter um impacto positivo significativo no controle da glicose no sangue.

É importante destacar que a decisão sobre a dosagem de Metformina deve ser tomada por um profissional de saúde, levando em consideração as características individuais do paciente. Se você tem dúvidas ou preocupações sobre a dosagem prescrita, é aconselhável discutir essas questões com sua médica ou buscar uma segunda opinião de outro profissional de saúde qualificado. Eles poderão avaliar sua situação específica, considerar os resultados dos seus exames, e determinar se a dosagem prescrita é a mais adequada para você ou se ajustes são necessários.

Lembre-se, o manejo da pré-diabetes é uma abordagem multifacetada que inclui, mas não se limita a, medicação. A adoção de um estilo de vida saudável é fundamental para prevenir a progressão para o diabetes tipo 2 e melhorar a qualidade de vida.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.