Boa noite, gostaria de saber se existe um tratamento para aumento de peso devido a menopausa? Em 5 a

8 respostas
Boa noite, gostaria de saber se existe um tratamento para aumento de peso devido a menopausa? Em 5 anos, engordei 14Kg e continuo engordando independentemente do que eu faça. Sempre fui magra, pesando entre 56 e 58Kg. Agora estou com 72kg. Obrigada.
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues
Ginecologista
Ribeirão Preto
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
A sua avaliação clínica através da sua história clínica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos.
Faça os seus exames de rotina e periódicos. O seu médico poderá fazer a prevenção de doenças como câncer de mama, câncer de colo uterino, câncer colorretal, osteoporose, diabetes, obesidade, hipertensão arterial sistêmica, alterações do colesterol, alterações da tireoide, transtornos do humor, doenças cardiovasculares, etc. O seu médico irá identificar hábitos nocivos como tabagismo, etilismo e sedentarismo.
Na menopausa, a mulher tem facilidade de ganho de peso devido a redução de metabolismo basal. Ocorre também uma redistribuição de gordura com aumento da gordura abdominal.
A perda e controle de peso é baseado em mudanças do estilo de vida, reeducação alimentar e atividades físicas. As medicações tem papel secundário e a reposição hormonal não irá aumentar o peso e não irá facilitar a perda de peso.
Converse com o seu médico. Agende a sua consulta. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta de rotina.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Lidiane Reiff
Médico clínico geral, Endocrinologista, Nutrólogo
Niterói
Com a mudança do perfil hormonal na menopausa, ocorre transformação o metabolismo da mulher e na sua composição corporal (aumento de gordura acumulada e declínio de massa muscular ). Agravando o quadro, pode ocorrer piora na auto-estima e predileção por alimentos mais calóricos (açúcar e gordura) e tendência ao sedentarismo. Mas existem boas estratégias alimentares que podem ser eficaz no emagrecimento, mesmo estando na menopausa ( independente se necessitará ou não de reposição hormonal). Fazer bioimpedância e avaliar sua composição corporal ajudará a traçar metas e estratégias dietéticas que priorizem a queima de gordura, preservando o máximo possivel a massa muscular. Se necessário, algumas medicações específicas também podem ser úteis, sempre individualizando cada caso.
Espero ter ajudado.
Dr. Pedro Ferreira
Endocrinologista
Rio de Janeiro
Sim, existe tratamento para esse ganho indesejado de peso. Independente da necessidade da reposição hormonal. Vamos resolver esse problema? Me chame no privado
Te convidamos para uma consulta: - R$ 500
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Dr. Lúcio Henrique Vieira
Endocrinologista, Especialista em clínica médica
Rio de Janeiro
Olá. Durante o período perimenopausa e após a menopausa a mulher ganhar - naturalmente - peso e aumento da circunferência abdominal por mecanismos hormonais da falência ovariana. Deve-se avaliar incialmente as indicações e desejo em realizar a terapia hormonal e/ou o tratamento farmacológico ou cirúrgico da obesidade. Guia-se pelo IMC, presença de condições médicas associadas e desejo da paciente. A mulheres não precisa perder os melhores anos de sua vida (família constituída, carreira consolidada e independência financeira) por problemas que, atualmente, existem soluções. Procure um endocrinologista possa discutir o caso com sua ginecologista com uma consulta - anamnese e exame físico - feito com cautela, tempo e tranquilidade. Avalie se os especialistas tem o RQE e a formação médica prévia e continuada.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta endocrinologia e metabologia - R$ 680
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Dra. Raquel Constantino
Endocrinologista, Nutrólogo
Rio de Janeiro
Olá,
tudo bem?
Sim, apeas da menopausa ser um período de aumento de peso, devido as alterações hormonais, possuímos, atualmente, diversos tratamentos que podem te auxiliar na perda de peso.
Beijos
Bom dia. Sim, o endocrinologista irá avaliar todo este processo, investigar as possíveis causas e orientar o seu tratamento.
Dra. Ariadny Firmino
Endocrinologista, Médico clínico geral, Médico de família
Águas Claras
Boa noite! O ganho de peso na menopausa é uma queixa comum e pode estar relacionado a mudanças hormonais, diminuição do metabolismo e redistribuição da gordura corporal. O tratamento envolve uma abordagem personalizada, que pode incluir ajustes na alimentação, exercícios específicos e, em alguns casos, terapia hormonal ou outros tratamentos metabólicos, dependendo da sua avaliação clínica. Como você mencionou que está ganhando peso mesmo com esforços, pode ser interessante investigar fatores como resistência à insulina, função da tireoide e composição corporal. Se precisar, estou à disposição para te ajudar a encontrar a melhor estratégia para o seu caso!
Sim, existe tratamento para o ganho de peso durante o período menopausal, e é possível obter bons resultados com uma abordagem personalizada. Durante a menopausa, as mudanças hormonais podem reduzir o metabolismo, favorecer o acúmulo de gordura abdominal e tornar mais difícil a perda de peso, mesmo mantendo os mesmos hábitos de antes.
O tratamento envolve uma combinação de estratégias, como:
- Ajustes na alimentação.
- Atividade física regular.
- Equilíbrio hormonal: Em alguns casos, a terapia de reposição hormonal pode ser indicada para aliviar os sintomas da menopausa e ajudar no controle do peso, desde que não haja contraindicações.
- Avaliação metabólica: É importante investigar possíveis alterações endócrino-metabólicas associadas, que podem contribuir para o ganho de peso.

Se você desejar, podemos agendar uma consulta para avaliar o seu caso com mais detalhes e definir a melhor estratégia para você. Ficarei feliz em ajudar!

Especialistas

Altair Cabral

Altair Cabral

Generalista

Areal

Marta Viviane Wodonos

Marta Viviane Wodonos

Psicólogo

Curitiba

Paulo Maurício Soares Pereira

Paulo Maurício Soares Pereira

Ginecologista, Mastologista

Rio de Janeiro

Bruna Sesma Barreto

Bruna Sesma Barreto

Ginecologista

Ribeirão Preto

Cinthia Borduque

Cinthia Borduque

Ginecologista

Gama

Moises Kanas

Moises Kanas

Ginecologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 767 perguntas sobre Menopausa
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.