Boa Noite, meu filho tem 2 anos e meio e não fala palavras inteiras, tudo que ele quer se referir el

12 respostas
Boa Noite, meu filho tem 2 anos e meio e não fala palavras inteiras, tudo que ele quer se referir ele se refere por silabas, por exemplo "pa, ma, ba, tá", usa as mesmas silabas pra tudo, apenas mamãe sai certo as vezes, sempre nomeio tudo a que ele se refere, mas não vejo melhora, estou preocupada, há 2 meses ele passou por uma fono do SUS, que disse para aguardar, pois ele estava iniciando na creche e deveria desenvolver e eles só iniciam qualquer tratamento na fase de alfabetização. Ele ficou apenas 1 mês ma creche e ja entrou de férias então ainda não vi melhora, seria válido procurar outro especialista ou aguardo para ver como será o desenvolvimento na creche esse ano?
Sim, procura um fonoaudiólogo que ele ja deveria estar falando frases pequenas. Com essa idade já dá para fazer tratamento sim, e quanto antes iniciar, mais rápido é.

Certamente o convívio escolar auxilia muito no desenvolvimento da linguagem da criança, mas pela idade do seu filho e pelo seu relato sobre a sua fala, ele já deveria estar se comunicando melhor. Nessa idade já é comum falar os sons p, b, m, t, d, k, n, g, nh, formar de frases curtas com, pelo menos, duas palavras e ter um repertório de 150 a 300 palavras.
Sugiro que procure um fonoaudiólogo capacitado na área de linguagem.
Querida mamãe, no desenvolvimento normal de linguagem da criança, com um ano se fala palavras isoladas e com dois, frases curtas. Como ele já tem dois anos e meio, existe a necessidade real de procurar ajuda profissional para seu filho. Antes de iniciar é importante realizar uma audiometria para checar a audição. Att, Daisy Tostes
O melhor sempre mãe é prevenir. Faça uma avaliação com a fono pra ter certeza que seu filho está se desenvolvendo ou não demtro do esperado. A prevenção com certeza é o caminho mais curto para a solução de problemas!
Até pouco tempo atrás existia um mito de que é necessário esperar certa idade para falar, outra para andar, outras para outras conquistas. Como se a idade fosse o determinante e não os processos que a criança passa, ou seja, as pequenas conquistas que fundamentam cada etapa importante do desenvolvimento. Infelizmente, muitos profissionais ainda acreditam nestes mitos e não realizam uma avaliação eficaz. Seu filho ainda está em processo de desenvolvimento e pode ser ajudado na escola, mas será que ele tem percorrido os processos do desenvolvimento que servem como base para a fala? Será que ele consegue compreender o que o outro diz? Será que ele entende o poder que sua fala tem? Será que a musculatura dele, assim como as regiões cerebrais, responsáveis pela fala, estão saudáveis? E a audição?
Existem muitos fatores que influenciam na fala e fazem parte do desenvolvimento da linguagem. Por isso, concordando com minhas colegas, nesta idade é sim possível avaliar e compreender como ele está se desenvolvendo.
Além disto, a linguagem não é apenas fala. Se existe alguma dificuldade, por mais que a fala apareça, está dificuldade pode se apresentar em outras areas, como aprendizagem. É comum ver pessoas com dificuldades de aprendizagem que tenham apresentado um atraso de fala.
Procure um fonoaudiólogo o quanto antes. A intervenção precoce garante um bom desenvolvimento da linguagem!
Reitero as palavras das profissionais que te responderam acima.
Agende uma Avaliação com um fonoaudiólogo o quanto antes. Não espere. Com um fonoaudiólogo que trate crianças e faça estimulação da linguagem.
Att, Dra. Julia.
Olá, procure outra opinião. A intervenção precoce é muito importante para melhores resultados. Não há necessidade de esperar a fase de alfabetização.
Sim mãe, leve seu filho em uma Fonoaudióloga para realizar uma Avaliação, provavelmente ela começará com uma audiometria e depois com as avaliações da linguagem, como diz o ditado é "melhor prevenir do que remediar". Até!!
O melhor a fazer é procurar um fonoaudiólogo especialista em linguagem infantil. Não espere, nesta época as janelas de oportunidades para o aprendizado estão abertas para receber informações, sendo assim as evoluções são incríveis.
Olá, acho o estímulo escolar um divisor de águas no desenvolvimento da criança, mas a avaliação de linguagem é necessária para ouvir outra opinião e orientar como vocês podem estimular o desenvolvimento em casa. A fonoaudióloga deve ter feito algumas sugestões, mas quem sabe uma outra possa sugerir iniciativas diferentes.
Uma criança de 2 anos e meio está em pleno desenvolvimento de linguagem e de fala. O esperado para uma criança desta idade, e com desenvolvimento normal, é que consiga formar pequenas frases mas com algumas alterações articulatórias. É importante uma avaliação Fonoaudiológica, para se detectar as possíveis dificuldades ,e o profissional com certeza dará orientações com relação à estimulação de linguagem e a necessidade da realização de terapias