boa noite, meu irmao tem esquizofrenia, qual a probalidade de eu desencadear tambem?

4 respostas
boa noite, meu irmao tem esquizofrenia, qual a probalidade de eu desencadear tambem?
No caso de gêmeos idênticos, o risco é de 40% ou seja, cerca de 40 vezes o risco de pessoas na população geral. No caso de irmãos ou gêmeos fraternos (não idênticos), os riscos são de cerca de 9%, 10 vezes acima do da população geral.

É mais ou menos assim: mesmo que você e seu irmão sejam gêmeos idênticos, não é certeza que você desenvolverá a doença (algo em torno de uns 40-50% de chance). Se não é gêmeo idêntico reduz ainda mais a chance (ao redor de 8%), sendo um pouco mais alta que populacao geral (1%) e mais baixa que o gêmeo idêntico. Parentes de segundo grau também têm um risco discretamente elevado.
Esses dados mostram que existe um componente genético na esquizofrenia, mas ele não é responsável 100% pelo aparecimento da doença. Caso contrário 100% dos gemeos identicos teriam a doença, já que têm materiais genéticos iguais. E quanto mais distante é o grau de parentesco, menor o risco.
Deve existir algo a mais que contribui, e esse algo a mais é o ambiente. Até o momento, a psiquiatria entende que o risco ambiental é cumulativo. Provavelmente não existe um único fator determinante, mas um conjunto deles que acontecem em alguém predisposto. Exemplos: infecção na gestação, complicações no parto, traumas na infância, etc. Esses fatores, como a genética nao podemos mudar.
Agora, existem fatores perfeitamente modificáveis ou que possam ser prevenidos: um importante é o uso de maconha (ela aumenta o risco em pessoas predispostas!). Importante tentar manejar o stress e manter um estilo de vida saudável com bons relacionamentos (a terapia pode ajudar que se conquiste esses objetivos).
Lembrar que a faixa etária de maior incidência da esquizofrenia é na adolescência - até próximo dos 25anos (esse é um período crítico em que os cuidados com você mesmo são fundamentais).
Nenhuma!
A esquizofrenia é uma doença mental complexa e multifatorial que pode ser influenciada por vários fatores, incluindo genética, ambiente e estresse. Embora a esquizofrenia possa ter uma base genética, o risco de desenvolvimento da doença em um irmão de uma pessoa com esquizofrenia é de aproximadamente 10%. Isso significa que, mesmo que seu irmão tenha esquizofrenia, você ainda tem uma probabilidade de 90% de não desenvolver a doença.

No entanto, é importante lembrar que a esquizofrenia é uma doença complexa que é influenciada por muitos fatores diferentes e que algumas pessoas podem ter um risco maior do que outros, mesmo dentro da mesma família. Além disso, outros transtornos mentais, como transtornos de ansiedade e depressão, também podem ocorrer em famílias com histórico de esquizofrenia.

Se você está preocupado com o seu risco de desenvolver esquizofrenia, é importante conversar com um profissional de saúde mental. Eles podem ajudá-lo a entender melhor os fatores de risco e a desenvolver estratégias para reduzir seu risco ou lidar com quaisquer sintomas que você possa estar enfrentando.