Boa noite! Minha esposa tem 45 anos, teve duas crises fortes de diverticulite. Pelo que li na Intern

2 respostas
Boa noite! Minha esposa tem 45 anos, teve duas crises fortes de diverticulite. Pelo que li na Internet existem cirurgia programada, porém ela está bastante indecisa se faz agora ou não, pois sente muito medo dos riscos da cirurgia, uma vez que é hipertensa e possui hipotireodismo. Gostaria de saber se existe algum risco em uma cirurgia programada. Quanto tempo demora a cirurgia e o tempo de recuperação? Obrigado
Dr. Marcos Radtke
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
São Paulo
A cirurgia programada tem muito menos riscos que a cirurgia de urgência; crises seguidas de diverticulite podem levar sua esposa para o pronto socorro e, dependendo do quadro, ser operada e colocada uma bolsa de colostomia (onde as fezes são eliminadas por um orifício no abdome). As complicações da cirurgia eletiva são mínimas, se realizadas por profissional experiente: sangramento, necessidade de conversão para cirurgia convencional (aberta), fístula (quando ocorre vazamento da costura intestinal). Quando a cirurgia é programada, evitamos ao máximo ocorram, uma vez que o intestino é preparado, e o paciente está fora de infecção. A cirurgia costuma ser realizada por videolaparoscopia, onde as incisões são mínimas; a parte doente do intestino é retirada e o remanescente religado na mesma hora. Tempo de internação varia de 5 a 7 dias.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Fernando Quirino Nogueira Pechy
Cirurgião do aparelho digestivo
São Paulo
Diverticulite inicialmente ou dependente do caso se faz tratamento clínico, mas lógico isso depende de cada caso , o ideal é avaliar cada caso isoladamente , mas se existem mais casos em um amo existe sim a possibilidade de realizar uma cirurgia eletiva “ programada “ para resolver o problema . Mas antes de decidir uma cirurgia programada existe todo um estudo sobre o caso para afim de elucidardes melhor forma , seja clinicamente ou cirúrgica .

Especialistas

Débora Puzzi Fernandes

Débora Puzzi Fernandes

Cirurgião do aparelho digestivo

Itatiba

Bernard Favacho

Bernard Favacho

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

São Paulo

Giovanna Ricarte

Giovanna Ricarte

Cirurgião geral

Campo Grande

Aline Weber

Aline Weber

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Guarapuava

Andressa Radziminski

Andressa Radziminski

Nutricionista

Rio Negrinho

Marcio Canavarros Serra

Marcio Canavarros Serra

Cirurgião geral

Cuiabá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 152 perguntas sobre Diverticulite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.