Boa noite. Minha mãe tem 78 anos tem 80% comprometimento das vertebrais.Acredito que será feita a endarterectomia

3 respostas
Boa noite. Minha mãe tem 78 anos tem 80% comprometimento das vertebrais.Acredito que será feita a endarterectomia qual o risco e porque não optar em angioplastia
Olá,
É importante que vocês saibam que o tratamento para doença oclusIva cérebro vascular é, antes de tudo, um procedimento profilático. Algumas coisas têm que ser levadas em consideração; o paciente é sintomático? Uma estenose de 80% é importante! É bilateral? Não há comprometimento das carótidas também? A equipe tem mais habilidade com endarterectomia e/ou angioplastia? O paciente possui um arco aórtico apropriado para abordagem endovascular? Todas essas perguntas e outras precisam ser respondidas para indicar o melhor procedimento. A angioplastia é uma boa opção, porém nem todos os pacientes se adequam ao procedimento, assim conversem com a equipe, sem dúvida procurarão a melhor alternativa.

Olá,
É necessário saber se este comprometimento causa algum sintoma, e se é mesmo das artérias vertebrais.
Também é importante consultar pessoalmente opiniões de especialistas que devem avaliar a paciente e analisar todos os dados para indicar o melhor tratamento, e em caso de dúvida, procurar uma segunda opinião,... pois o comprometimento das artérias vertebrais, é menos comum e quando ocorre, hoje, o tratamento geralmente é feito sim, por angioplastia com colocação de stent.
80% de comprometimento das vertebrais? Veja bem, vertebrais não são carótidas. O tratamento é diferente de uma para a outra. Comprometimento de vertebrais, para ter indicação cirurgica tem que ter sintomas típicos. E vertebrais tem um acesso mais fácil por método endovascular e não aberto. Por isso o acompanhamento com cirurgião vascular e endovascular é importante.