Boa noite? O Amplictil pode alterar a tireoide?

3 respostas
Boa noite? O Amplictil pode alterar a tireoide?
A clorpromazina, nome comercial Amplictil, não tem relação com patologias tireoidianas. Se há essa desconfiança tome esclarecimentos com seu psiquiatra e não deixe de procurar um clínico geral ou endocrinologista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Anna Simoes
Psiquiatra
Rio de Janeiro
Não, nao tem este efeito colateral. Se você está com hormônios tireoidianos baixo, procure um endocrinologista para uma avaliação da causa.
Dr. Felipe Ventura
Psiquiatra
Jerônimo Monteiro
Boa noite. O Amplictil (nome comercial do clorpromazina), um antipsicótico da classe das fenotiazinas, **pode sim interferir na função tireoidiana**, embora isso não seja muito comum.

Ele pode causar alterações hormonais por diferentes mecanismos, principalmente por aumentar a **prolactina** — o que ocorre por bloqueio da dopamina. O aumento prolongado da prolactina, por sua vez, pode interferir no eixo hipotálamo-hipófise-tireoide, afetando indiretamente a produção de TSH e hormônios tireoidianos. Em alguns casos, podem ocorrer oscilações do TSH ou T4 livre, mas geralmente são leves. Há relatos isolados de hipotireoidismo associado ao uso prolongado de neurolépticos, mas isso não é uma reação frequente.

Além disso, como a clorpromazina tem muitos efeitos colaterais possíveis, sintomas como cansaço, ganho de peso, lentidão e desânimo podem ser confundidos com problemas de tireoide, mesmo quando os exames estão normais.

Se você está em uso do Amplictil e notou sintomas como sonolência excessiva, inchaço, alterações no peso, queda de cabelo ou irregularidades menstruais, vale a pena conversar com seu médico para avaliar a função da tireoide com exames laboratoriais (TSH, T4 livre e, se necessário, T3 e anticorpos antitireoidianos). Se já há um diagnóstico de hipotireoidismo, é ainda mais importante acompanhar, pois pode haver necessidade de ajuste na reposição hormonal.

Em resumo, o Amplictil pode afetar indiretamente a tireoide, principalmente por alterar a prolactina, mas isso não é algo esperado em todos os pacientes. Se houver sintomas ou dúvidas, o ideal é investigar com exames.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 147 perguntas sobre Amplictil
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.