Boa noite ! passei por uma separação e para mim está sendo difícil sai para mim divertir ,devido vár

29 respostas
Boa noite ! passei por uma separação e para mim está sendo difícil sair para me divertir, devido a várias perguntas porque o marido não veio, me sinto mal, e a vontade é de voltar pra casa, isso é normal ?
Olá! Todo processo de separação ou perda, é considerado um processo de luto. Por isso, existem algumas fases até a elaboração desse luto. É natural que você sinta essa falta e prefira ir para casa que é um local confortável para você, afinal de contas quando nos sentimos angustiados o que buscamos é acolhimento não é mesmo. Assim, entenda este momento como um processo, e cada um tem seu tempo particular para concluí-lo. Caso esteja muito angustiante, e você perceba dificuldade para avançar nesse processo de elaboração, busque um psicólogo para te ajudar a compreender o que pode estar dificultando. Espero ter ajudado.

Olá!
Entenda que esse é o modo que encontrou de lidar com o momento que está passando.
Estar em um relacionamento implica a construção de uma nova identidade para o casal, que vai se construindo a partir das interações estabelecidas.
No processo de separação, essa "identidade conjugal" vai aos poucos se desfazendo e dando espaço para uma redefinição de suas identidades individuais.
Se separar é uma experiência dolorosa, vivida em diferentes etapas e níveis, ou seja, nos pensamentos secretos de cada membro do casal, no diálogo entre eles e na explicitação para o contexto social.
De fato, entender a separação amorosa é entender a presença da morte em vida, ou seja, há uma sentença de morte recíproca: o outro está vivo, mas morre dentro de mim....enquanto eu também morro para o outro.
Esse momento deve ser respeitado no seu tempo e espaço. E busque apoio especializado caso sinta a necessidade.

Sim, é normal. Uma separação equivale ao luto da pessoa querida. O luto é um processo em que é parte fundamental a aceitação de que a pessoa querida não poderá mais estar conosco. Inicia-se aí um período de por assim dizer descolamento de tudo o que estava associado a essa pessoa: minúcias do convívio e lembranças passam por um processo de desinvestimento no qual terminam por não suscitar o abatimento e a angústia que colorem o luto, em especial em seu início. As lembranças e os afetos concatenados a ela vão sendo experienciados e rearranjados. À medida que o tempo passa, memórias se ressignificam e nos vinculamos a símbolos de nossa relação com a pessoa que se foi, mediante por exemplo fotografias e objetos. O luto é, portanto, uma experiência, a qual é feita sozinho e com pessoas próximas, e ela exige, por assim dizer, ocasião, isto é, privacidade, apoio dos amigos e familiares, e tempo. Há aspectos sob os quais uma separação pode ser mais difícil do que um luto propriamente dito: (i) a existência do ente querido pode tornar mais difícil a aceitação, especialmente quando a conduta de uma ou de ambas as partes é a de reconciliação; (ii) nossa cultura valoriza prazeres passageiros e paira uma ética mais ou menos explícita não apenas de gozar a vida, mas de exibi-lo; em uma situação de separação, apenas aparentemente menos séria do que a da perda definitiva do ser querido, pode parecer a nossos amigos e familiares que a boa conduta é a de se distrair e, como se diz, de "superar"; (iii) por conta das razões anteriores, é mais difícil preservar símbolos de apego à pessoa querida e reconhecer a importância que ela sempre terá em nossa vida. Como se não bastasse, há, no mundo de hoje, dificuldades mais gerais que tornam difícil metabolizar qualquer perda, a maior das quais é sem dúvida a falta de tempo. O sentimento, ou melhor, a vontade de estar só não apenas é natural, ela reflete uma necessidade básica do enlutado, e deveria ser respeitada. A carência da nossa cultura relativamente ao luto é tal que sequer sabemos como proceder em situação desse tipo. Ficamos com dúvida se nossas inclinações ou sentimentos são reações naturais. Por isso, sugiro aprender como outras culturas preconizam manejar a perda. Você aprenderá quais sentimentos são universais, e quão radicais são certas práticas e rituais, o que reflete a gravidade da situação. Pesquise sobre o luto judaico tradicional e, se se interessar pelo tema, entre em contato e lhe passarei outras referências. Desejo-lhe o melhor neste período difícil, e fico à disposição para esclarecimentos.
Olá! Será que existe uma maneira positiva de lidar com a separação? Não sei há quanto tempo vocês estão separados mas me parece que a ruptura foi recente. Assim como você tem tentado se adaptar a vida sem a presença do seu marido, as pessoas também tem estranhado a ausência dele, então é natural que façam perguntas a respeito. O mais importante agora é entender que embora a perda seja diferente para cada um de nós, lidar com uma separação é difícil mesmo. Então não se culpe pelo o que tem sentido. Se precisar se afastar um pouco ou se lamentar, faça isso. Dê tempo aos seus sentimentos para que você possa elaborar melhor o luto e supera-lo. Isso te ajudará a seguir. E lembre-se que se necessário, você pode contar com a ajuda de um profissional de psicologia para te ajudar a amenizar a dor que tem sentido. Cuide-se bem!
Eii, é difícil esse momento, né? Separação não é fácil e, ela se equivale a um processo de luto... por isso, é normal sentir a vontade de estar em casa, evitar pessoas, enfim... mas isso um dia passa, se você se permitir vivenciar o luto. Seria bom você agendar com sessão de psicoterapia para falar mais sobre os seus sentimentos, pois isso vai te ajudar a superar essa fase. Abs.
Olá, a separação é um momento bem complicado, vivenciemos um luto dos sentimentos, do relacionamento e de tantas coisas que envolvem essa situação. é importante buscar por auxilio profissional, um profissional qualificado que posso te ajudar a entender esse processo e orientar nesse momento.
Olá! Imagino que não seja fácil vivenciar essa situação. A separação é também um luto e, portanto, deve ser vivenciado e não ignorado.
Penso que quando as pessoas te perguntam sobre seu ex-marido, diversos sentimentos devem te acometer. Infelizmente, em nossa sociedade, criamos uma idealização de família que é indissolúvel, o que nos faz sentir culpa ou vergonha perante o divórcio, como se estar só nos diminuísse. Acredito que se respeitar e buscar autoconhecimento nesse momento pode aliviar a situação, mas sobretudo tenha paciência com seu processo.
Abraço!
Olá! A separação é um momento difícil da vida,mesmo que tenha sido escolha sua,mas gostaria de te convidar a reflexão: 1-O que faz com que você sinta vergonha em assumir sua separação? 2-Quando escolhe sair para se divertir,realmente está com esse desejo ou de alguma forma de sente culpada por vivenciar bons momentos sem o seu marido? Alguns tabus relacionados a o casamento e felicidade podem estar relacionados com suas reações e comportamentos! Busque autoconhecimento através da psicoterapia! Procure um psicólogo! à disposição.
Sim, é normal. Você está passando por um processo de luto e isso envolve uma adaptação. Nota-se que para você ainda é muito difícil se ver sem a presença dele, mas, conforme for elaborando esse término, você irá conseguir se enxergar sem ele ao teu lado.
Abraços
Olá! O processo de separação e término de algum relação são sempre difíceis e complexos, por isso é normal se sentir desconfortável, triste ou com alguma afetação sobre. Tenha calma com seu processo e suas afetações, e caso se sentir vontade, busca um espaço de escuta para poder endereçar ao profissional suas questões e sentimentos. Abraços
Olá, concordo com os colegas. Mas reflita bem sobre o relacionamento que não deu certo, investigue tbm qual foi a sua parcela disto e o que poderia ter feito diferente. Dessa forma, conhecendo melhor suas atitudes, vc ganha força para uma nova fase e quem sabe uma nova história afetiva. Qualquer coisa estou à disposição para conversarmos melhor. Abs
Olá...

O final de qualquer relação é um evento estressor muito relevante psicologicamente. Ainda que a relação tenha sido ruim... encerrar uma relação tem perdas objetivas que são dificeis de lidar e novos objetivos individualizados podem ser d=complicados de elaborar a principio.
É importante numa terapia encontrar referências pessoais e valoriza-las... Os sintomas de ansiedade e mal-estar tendem a reduzir e serem controlados (quiça desaparecerem, conforme o caso) com a evolução do caso.
George OliSan é Dr. em Saúde Mental e professor Universitário.
Sim, é super normal o que você está sentindo, uma separação é sempre dolorosa, e se configura uma nova fase de sua vida, que trás dores e aprendizados, o luto precisa ser elaborado no seu tempo sem pressa, é uma caminhada difícil mas não precisa ser solitária, um psicólogo pode te ajudar.
Olá, toda perda/ou separação pode trazer um sentimento de melancolia ou luto. Onde o sujeito se encontra com uma dor insuportável. Se isto está passando para um depressão onde você sozinho não está dando conta de superar faz-se necessário a busca por um profissional. Pois quando se perde o interesse pelas atividades da vida e a escolha é ficar na maioria das vezes em casa é o momento de buscar ajuda. Muitas pessoas a sua volta podem não entender o seu sofrimento, porém ele é legítimo e precisa ser cuidado.
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 130
Olá. Às vezes o sentimento de separação é muito semelhante a um luto, então sim, isso são coisas que podem acontecer por um período de tempo. Porém fique alerta, caso isso se prolongue por muito tempo, mais do seis meses por exemplo, isto pode ser indicativo de um quadro depressivo.
Olá! Vivenciar uma separação é um processo chato e difícil, muitas vezes. Todas essas queixas que você trouxe são comuns, pois envolve de certa forma uma abstinência da pessoa que está ausente, crises de identidade e o processo do luto. Eu te aconselharia que você buscasse reconstruir sua identidade, desenvolvendo primeiramente autocompaixão e uma noção de valor pessoal. Seria interessante se você investisse também em autoconhecimento, a psicoterapia poderia ser um grande facilitador, a fim de te acolher e encorajar para fazer aquilo que é importante pra você e que vai te ajudar. Espero que fique bem, abraço!
Olá. O fim de relacionamento geralmente é um processo doloroso, o fim envolve um afastamento gradual e exaustivo, que ocorre durante um período de semanas, dias ou anos.
Parceiros de qualidade que perderam um ao outro geralmente se sentem mal por ofender o outro e entristecem-se com seus próprios sentimentos de fracasso. Como há muito pouco apoio para confortá-los, eles geralmente relutam em falar sobre o que aconteceu. Procure a ajuda de um psicólogo. Ele é o profissional que pode ouvir o que aconteceu com o seu relacionamento, compreender o seu sentimento e te ajudar a recuperar a autoestima e felicidade.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia psicanalítica - R$ 100
Sim querida, isso é super normal. Você está vivendo o luto da separação e isso é muito dolorido. Quando você sai pra se divertir e a pessoa pergunta dele a dor volta e é natural que vc se sinta mal. Os sentimentos são os mesmos que se experimenta com a morte de alguém. Negação (é dificil acreditar que acabou e pode-se viver como se a pessoa fosse voltar); negociação (tentativas de reconciliação); raiva e depressão (quando entendemos que nao tem volta e passamos a ter a sensaçao de tristeza, falta e que nao poderemos ser felizes novamente) e o último aceitação. Essas fases se mesclam, talvez vc esteja no momento da depressão. É muito importante que você vivencie cada fase e que possa expor seus sentimentos e não passe por cima deles. Quanto mais você fugir deles pior. A psicoterapia pode te ajudar muito nesse processo. Cuide-se, faça coisas por você, procure coisas que te deem prazer e acima de tudo respeite e se de um tempo. Tudo passa. Essa dor também vai passar. Abraço.
Sim, mas é importante fazer psicoterapia, boa sorte.
Sim, claro, faz parte. É um processo de luto. Leva um tempo para se adaptar, ressignificar, voltar a enxergar a vida e realidade sem aquela pessoa presente.. normal sentir um vazio, com o tempo voce vai passar a reinvestir em voce e nas outras coisas. Respeita seu tempo, e se possível faça uma terapia para auxiliar!
Olá, é natural você se sentir assim, respeite o seu tempo. Leva um tempo para você se adaptar nessa nova fase da sua vida. O processo de separação provoca dor e requer que você se reconstrua. Recomendo que você faça terapia. Espero que fique bem! Abraços,
Quando você aceitar a separação tudo será mais fácil.
Seria interessante fazer sessões de psicoterapia psicanalítica para compreender esse luto e passar por ele da melhor maneira possível, para tanto, estou à disposição!
Olá. Esse seu sentimento é normal, pois é um comportamento esperado após uma separação, irá trazer dores e aprendizados, o luto precisa ser elaborado no seu tempo. Busque ajuda profissional e não passe por isso sozinha(o).
Olá, boa tarde!

É comum, claro!
Nosso tempo de luto envolve varios processos ocorrendo simultaneamente, e um deles é se adaptar a uma nova realidade.
Muitas vezes essa nova realidade já é dificil de ser admitida por nós mesmos, e ter que responder a demanda dos outros (no seu caso, as perguntas relacionadas ao seu ex-marido), escancara (para nós) o quanto a separacao acaba sendo real, (visto que muitas vezes ainda nao nos ajustamos a essa nova realidade).
Luto é algo que sempre envolve uma especie de solidao, e por esse motivo, deveria ser algo a ser compartilhado.
Procure alguem para te ajudar nesta escuta

Um abraco!
Olá! O que você tem sentido é sim normal. Quando terminamos um relacionamento vivemos de fato um processo de "Luto" pela perda da relação. Em um processo terapêutico você poderá entender melhor os motivos do término, analisar os aspectos que levaram a esse ponto, extrair aprendizados da sua antiga relação e avaliar quais os melhores caminhos a serem seguidos com base na sua individualidade.
olá tudo bem? sim seu sentimento é normal. Diante de uma separação, independênde dos motivos é normal se sentir triste. Esse sentimento tende a passar conforme você vai vivendo. Porém é importante se permitir sentir e viver por mais que a vontade seja voltar para casa, pois dar ouvidos a esses sentimentos podem te fazer ficar fechada nas suas angústias e permanecer nesse incômodo.
Olá. Sim, porém é preciso elaborar esses sentimentos e encontrar formas de lidar com essas perguntas que os outros fazem para poder reestabelecer sua vida social. Psicoterapia vai te ajudar nessa direção. Abraço.
Como um psicanalista, posso dizer que é perfeitamente normal sentir-se assim após uma separação. O processo de separação pode ser emocionalmente desafiador e é comum experimentar sentimentos de tristeza, solidão e até mesmo dúvidas sobre sair e se divertir. É importante permitir-se sentir essas emoções e respeitar o seu próprio ritmo de recuperação. Lembre-se de que cada pessoa lida com a separação de maneira única e não há um padrão definido de como você "deveria" se sentir ou agir. Dê-se tempo para curar e, eventualmente, você se sentirá mais confortável em sair e se divertir novamente. Se necessário, considere buscar apoio profissional para auxiliar nesse processo de reconstrução emocional.