Boa noite! Queria saber se precisando de tratar um canal, e não tratamos, isso pode trazer formigame

3 respostas
Boa noite! Queria saber se precisando de tratar um canal, e não tratamos, isso pode trazer formigamentos nas mãos? Li uma matéria sobre isso, e um dos sintomas que isso trás a saúde e problemas cardíacos e formigamentos nas mãos! Isso é mito, ou verdadeiro? Inclusive tenho uns sistos de pus na gengiva do dente! Agradeço se responder essa minha pergunta!
Boa noite,
na literatura cientifica não temos nenhuma relação entre necessidade de tratamento de canal e formigamento da mãos.
Mas a relação das bactérias presentes em lesões decorrentes da necessidade do tratamento de canal e problemas cardíacos existe sim e é comprovado cientificamente. Como você relata ter a presença de pús na gengiva, o ideal é que você procure um especialista e tratamento de canal e realize uma consulta de avaliação. A presença de bactérias em uma lesão de origem endodontica (canal), quando não tratada, pode gerar infecções que podem se espalhar pelo organismo gerando outros problemas além dos cardíacos.

Na verdade a questão de tratar ou não o canal é bem importante. Porque como você mesmo(a) relatou, tem a presença de pus, isso é sinal de infecção. Uma briga do seu sistema imunológico com as bactérias que ocasionam esse pus. Voltando a sua questão: se caso eu não tratar o canal essa infecção pode se espalhar na corrente sanguínea (?), sim.. pode trazer algumas complicações para sua saúde, inclusive complicações irreversíveis como a endocardite. A questão de formigamento pode ser por alguma obstrução dos vasos sanguíneos, falta de circulação nas áreas periféricas (pontas dos dedos, mas é necessário entender e estudar o seu caso para passar um diagnóstico preciso). Sugiro que resolva essa questão o mais rápido possível para manter a saúde bucal e corporal em dia. Espero ter ajudado, forte abraço.
Olá, nunca vi na literatura esse tipo de relação. Mas quanto às bactérias do dente, elas podem percorrer pela corrente sanguínea e afetar o seu quadro de saúde geral. O corpo está todo interligado.