Boa noite, tem diabetes e gostaria qual alimentaçãode consumir pra manter o controle.

4 respostas
Boa noite, tem diabetes e gostaria qual alimentaçãode consumir pra manter o controle.
Olá , a Diabetes é uma doença que requer um controle alimentar para manter estável a glicemia(açúcar no sangue).
A alimentação deve ser variada com frutas, verduras , carboidratos integrais e proteinas. Mas para fazer um bom controle, terá que passar em consulta com nutricionista para avaliar sua alimentação atual e adequar o consumo. Somente numa consulta é que poderá ser passado as quantidades ideais para você, pois cada caso é um caso e as quantidades e tipos de alimentos vão depender de muitos fatores, como : idade, altura, peso, outros exames como colesterol, triglicerídeos , etc, se toma algum medicamento, enfim , é necessário um plano alimentar específico para você. Se precisar de nutricionista, estou a disposição, atendo presencial e online. me procure nas redes sociais. Abraços! Nutri Josiane Martins

Tu estás pensando em controle! Eu te afirmo categoricamente que diabetes tipo 2 tem cura. Pensar em controlar é pensar em viver dependente de remédios. O importante acima de tudo é querer, mudar alimentação, estilo de vida, forma de pensar e ter atitude positiva pra poder ter uma saúde integral. Boa sorte.
Não existe alimento que abaixa a glicemia, existe um estilo de vida ajustado que consegue facilmente abaixar sua glicemia e a depender do tempo de diabetes que você tenha, existe a possibilidade de cura.
Algumas orientações que eu posso te dar, foque em consumir mais carboidrato no período da manhã e da tarde, à noite a melatonina (hormônio do sono) faz a reparação nos receptores de insulina, logo, ingerir menos carboidrato no período noturno é fundamental, seja para controle do diabetes, como a sua saúde como um todo!
A segunda sugestão que eu te dou é marcar um acompanhamento, para ter maior direcionamento e um resultado mais rápido e expressivo.
Consuma alimentos ricos em fibras: Priorize alimentos integrais, como grãos integrais, legumes, frutas com casca e vegetais folhosos. As fibras ajudam a regular a absorção de glicose, evitando picos de açúcar no sangue.

Escolha carboidratos complexos: Opte por carboidratos complexos em vez de carboidratos simples, pois eles são digeridos mais lentamente e têm um menor impacto nos níveis de açúcar no sangue. Alimentos como pães integrais, arroz integral, quinoa e aveia são boas opções.

Controle as porções: Mantenha um controle adequado do tamanho das porções para evitar consumir quantidades excessivas de alimentos. Isso é especialmente importante para carboidratos, que têm um impacto direto nos níveis de açúcar no sangue.

Aumente a ingestão de proteínas magras: Inclua fontes de proteínas magras em suas refeições, como peixes, frango, peru, legumes, ovos e laticínios com baixo teor de gordura. A proteína ajuda a manter a saciedade e contribui para o controle dos níveis de açúcar no sangue.

Limite a ingestão de gorduras saturadas e trans: Reduza o consumo de gorduras saturadas (encontradas em carnes gordurosas, produtos lácteos integrais, manteiga) e evite gorduras trans (presentes em alimentos processados, frituras, bolos e biscoitos industrializados). Opte por gorduras saudáveis, como as encontradas em abacate, nozes, sementes e azeite de oliva.

Faça refeições regulares: Tente manter uma rotina de alimentação com refeições regulares ao longo do dia, espaçadas em intervalos adequados. Isso ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e evita picos e quedas bruscas.

No entanto, cada pessoa é única e tem necessidades individuais. É importante consultar um médico ou nutricionista para obter uma orientação personalizada com base no seu histórico médico, estilo de vida e metas de controle do diabetes.

Além de uma alimentação saudável, a prática de exercícios regulares, o controle do estresse e o uso adequado da medicação prescrita também são partes fundamentais do manejo do diabetes.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!