Boa noite , tenho um problema muito sério e acho que é uma obsessão, tenho um medo muito enorme de

9 respostas
Boa noite , tenho um problema muito sério e acho que é uma obsessão, tenho um medo muito enorme de vomitar, toda vez que eu vou comer se eu pensar na hora que eu tiver comendo eu vômito, fico louco com esse pensamento, choro de mais. Foi por causa de um trauma no ano de 2002 , me ajudem! Que posso fazer?
Sua mente está trabalhando contra você. Ela tem poder sobre você. Na realidade, nossa mente é nossa serva, não somos nós os servos da mente!
Comece a observar seus pensamentos; não permita que seu pensamento se transforme em seus músculos, seu sangue e seus atos. Observe o pensamento, como se fosse uma tela fora de você e escolha se deseja mante-lo, ou descarta-lo. Pensamentos construtivos podemos manter. Pensamentos destrutivos devemos descartar. Esse exercício será muito benéfico para você; Poderá, inclusive liberta-lo desse medo de comer. Você sente isso porque a situação demonstrou o quanto somos vulneráveis e pensar que temos controle de algo, é uma ilusão,
Um abraço.

Se você indetifica que isso se dá devido um trauma que aconteceu há 16 anos é porque está com dificuldades de lidar com essa situação sozinho. Indico que você busque o auxílio de um psicólogo. O profissional vai explorar essa questão com você, ajudar na sua auto percepção e você vai aprender a lidar melhor consigo mesmo e poder superar esse trauma. Boa sorte no seu tratamento.
O importante é saber de onde vem este mal estar . Como você mesmo colocou vem de um trauma que lhe ocorreu em 2002. O que então pode parecer simples por já se saber o motivo não e tanto assim. E preciso compreender melhor muitas coisas além deste trauma para realmente se chegar nele
A ajuda seria na psicoterapia e nesta escuta do que lhe levou a esta situação o que lhe levou a ficar tão angustiado a anos atrás que até hoje você se sente assim.
E junto com o psicoterapeuta compreender melhor o que se passa com você.
Boa noite. Todo trauma tem que ser compreendido dentro do contexto de cada sujeito, tanto as marcas conscientes, quanto as inconscientes do trauma, e para este se estabelecer, há marcas anteriores que fez com que a situação, de fato, causasse um trauma. Em psicanálise, você precisa explorar esse trauma com assuntos contingentes para compreender todo o contexto. Seria importante buscar ajuda terapêutica.
A primeira coisa que gostaria de dizer a você é que nem tudo que passa pela nossa cabeça está conectado com a realidade. O que ocorre com você é uma generalização relacionado a pensar que irá vomitar em todas as situações que experimenta esse pensamento. Você já deve ter se percebido tentando fugir ou evitar esse pensamento, mas ele em muitas situações retorna... esse não é o caminho, pois na próxima situação semelhante ele voltará com mais força. Aumentando seu medo por conta da ansiedade.

Existem estratégias e técnicas específicas para lidar com pensamentos obsessivos, enfrentando-os, de forma a aceita-los sem gerar ansiedade antecipatória e então reduzir esse medo. A Terapia Cognitivo-comportamental é excelente para essa demanda.
Olá! Quando ocorre um trauma é como se a informação negativa do evento ficasse paralisada em uma área do nosso cérebro. Nosso cérebro é atemporal, não existe passado para ele. Então é como se, no presente, aquela situação traumática que ocorreu no passado ficasse voltando. Isso ocorre porque o cérebro não processou esse evento de forma adaptativa. Na psicologia clínica existe uma abordagem chamada EMDR é uma sigla em inglês que em português significa "Dessensibilização e Reprocessamento através dos Movimentos Oculares". Foi criada para tratar traumas e fobias. Nessa abordagem são trabalhadas técnicas que vão estimular o seu cérebro a processar de forma adaptativa o evento traumático fazendo com que o passado não esteja no presente. Procure na sua cidade algum profissional (psiquiatra ou psicólogo) que trabalhe com o EMDR.
Já buscou ajuda médica especializada? É sempre importante tirar qualquer dúvida de um problema físico. Se de fato concluir que seja algo psicológico, emocional então busque ajuda de uma psicóloga. A terapia cognitivo comportamental (Tcc) pode te ajudar muito com esse medo de vomitar e com seus pensamentos negativos. Melhorar a sua percepção em relação a comida e o trauma vivido.
Espero ter ajudado.
Primeiramente é importante descartar qualquer possibilidade fisiológica, caso seja descartada essa possibilidade pensa -se em algo emocional. Sendo assim pode se tratar de um transtorno ansioso, isso só vai ser de fato diagnosticado por um psicólogo ou psiquiatra. Espero ter ajudado!
...a psicanálise investiga as origens do sofrimento humano interpretando conteúdos inconscientes que indicam possíveis traumas. Esse pode ser um bom caminho.