Boa noite! Tomo Paroxetina de 15 mg ha 3 meses, para ansiedade e pânico tenho me sentido melhor, mas

3 respostas
Boa noite!
Tomo Paroxetina de 15 mg ha 3 meses, para ansiedade e pânico tenho me sentido melhor, mas as vezes sinto enjôo, sinto também aumento de apetite e dizem que engorda, alem disso tomo Rivotril gotas.
Ainda estou me sentindo um pouco ansiosa .A Paroxetina tomo um comprimido a noite, e rivotril pela manhã e a tarde. É normal ainda estar sentindo esses sintomas?
A paroxetina é uma medicação aprovada para o tratamento do transtorno de pânico e, também, no transtorno de ansiedade generalizada. Se você está se sentindo apenas um pouco ansiosa, pode ser que seja efeito da paroxetina. Por outro lado, como você toma Rivotril* (clonazepam), não dá para saber o quanto de sua melhora é devida à paroxetina. Habitualmente, tenta-se controlar os transtornos ansiosos, em médio e longo prazo, apenas com a paroxetina (se for esta a droga escolhida) e o Rivotril*, quando usado, é mantido por períodos de apenas algumas semanas. Logicamente, trata-se do habitual, pode haver exceções. Após 3 meses de tratamento, quando são usadas medicações e doses corretas, grande parte das pessoas já não apresenta sintomas. Fale com seu psiquiatra e verifique com ele se é caso de aumentar a dose de paroxetina, porque 15 mg podem não estar sendo suficientes. Mas, não mude nada sem falar com ele. Se ele optar por algum aumento, cabe a ele decidir o momento e de quanto será este aumento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Eduardo Birman
Psiquiatra
Petrópolis
A Paroxetina está entre as medicações indicadas para o tratamento para Síndromes Ansiosas (Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno de Pânico, por exemplo). O Rivotril é uma medicação que não deve ser usada de forma contínua e regular por tempo prolongado. A Paroxetina pode sim aumentar o apetite! A permanência de sintomas ansiosos deve ser avaliada devido ao tempo de tratamento informado (3 meses)! Converse com seu médico sobre ajuste de dose ou troca de medicação!
Boa noite!
O mais importante é: consulte seu médico e informe-o sobre o que está sentindo.
Mas, a título de informação, considerando o diagnóstico de Transtorno de Pânico, é provável que a dose de 15mg esteja baixa, o que justificaria a persistência destes sintomas. Normalmente a dose eficaz mínima para esse caso seria 20mg (ou 25mg se for o XR). Recomenda-se usar uma dose inicial baixa a fim de minimizar o potencial agravamento da sintomatologia do pânico, que geralmente ocorre no início do tratamento dessa doença. Mas depois de algumas semanas costuma-se progredir a dose até 20 ou 25mg.
Espero que tenha ajudado!

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1400 perguntas sobre Pondera
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.