Boa noite! Uso óculos desde a infância tenho 5.75 no olho direito 4.75 no Esquerdo meu olho direito

2 respostas
Boa noite! Uso óculos desde a infância tenho 5.75 no olho direito 4.75 no Esquerdo meu olho direito desvia quando foco em algo doe arde e coça principalmente o direito e dor de cabeça frequentemente! Tenho como direito benefício?
Dra. Ana Venancio
Oftalmologista
Rio de Janeiro
Boa noite.
O paciente terá direito por lei a auxilio governamental com base no exame de acuidade visual, ou seja, a melhor visão corrigida (com óculos) do paciente o que independe do quão alto o grau é.
A informação necessária para definir se o/a senhor(a) pode ser incluída como beneficiaria é a acuidade visual, em outras palavras, qual a "menor linha"da tabela que consegue enxergar com cada olho em uso de óculos.
O grau isoladamente não é suficiente para uma resposta definitiva.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite! Sou a Dra. Ingrid Madeira, médica oftalmologista, especialista em plástica ocular (blefaroplastia), oftalmopediatria e medicina estética.

O que você relata — grau elevado, desvio ocular (estrabismo), sintomas de dor de cabeça, dor e coceira frequentes — mostra que seu sistema visual está sofrendo bastante esforço.

Sobre o direito a benefício:

No Brasil, para que seja concedido um benefício por invalidez ou isenção (como BPC/LOAS, aposentadoria por invalidez ou isenção em concurso/tributária), é necessário comprovar deficiência visual dentro dos parâmetros legais.

A lei considera deficiência visual quando há baixa acuidade visual (pior que 20/200 no melhor olho, mesmo com óculos) ou campo visual restrito.

No seu caso, o fato de ter alto grau e estrabismo não significa automaticamente direito ao benefício. Mas se, mesmo com óculos, sua visão funcional for muito limitada ou se o desvio ocular comprometer significativamente sua capacidade de trabalhar, pode sim ser caracterizada uma deficiência.

Para isso, é indispensável um laudo oftalmológico detalhado, descrevendo sua acuidade visual com correção, presença de estrabismo e impactos funcionais.

O próximo passo é realizar uma avaliação completa:

Medir a visão com a melhor correção possível.

Avaliar a motilidade ocular (grau do desvio).

Emitir laudo médico, se houver enquadramento nos critérios legais de deficiência visual.

Atendo presencialmente em Gramado e também por telemedicina aqui mesmo pelo Doctoralia. Podemos conversar com calma, revisar seus exames e esclarecer se o seu caso se enquadra nos parâmetros para benefício.

Especialistas

Lumar Bichara

Lumar Bichara

Oftalmologista

Carangola

Paulo do Couto Borges de Paula

Paulo do Couto Borges de Paula

Oftalmologista

Cornélio Procópio

Lucas Oliveira

Lucas Oliveira

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Lucas Dourado Pancini

Lucas Dourado Pancini

Oftalmologista

Campo Grande

Adriane Almeida Brasil

Adriane Almeida Brasil

Oftalmologista

Vitória

Henrique Leber

Henrique Leber

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 204 perguntas sobre Ambliopia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.