Boa tarde, Após uma faringite bacteriana, não consegui alimentar nada durante 02 semanas, raramen

2 respostas
Boa tarde,

Após uma faringite bacteriana, não consegui alimentar nada durante 02 semanas, raramente líquido. Após o tratamento, descobri Esofagite, Pan-gastrite e recentemente uma faringite granulosa. Além de ter descoberto uma Hérnia de Hiato grau II por deslizamento.
Apesar da biópsia ter dado negativo para Eosinófilos, o médico acredita que a esofagite é eosinofílica. Estou tomando Restitue 40mg pela manhã e domperidona meia hora antes das refeições.
Contudo, estou indo para 3ª semana de tratamento e ainda sinto dificuldade em engolir e dificuldade de respiração profunda .
É normal este tempo de recuperação? Existe uma média de tempo para retornar a alimentação?
Dr. Paulo Lopes
Gastroenterologista
São Paulo
Como sempre: é impossivel avaliar um caso sem examinar detalhadamente o paciente.
Mas o que posso fazer pelo senhor(a) e pelos quase 1 milhão de pessoas que já me leram aqui, é EXPLICAR sobre Esofagite Eosinofílica.
Esofagite eosinofilica (EsEo) é uma doença cada vez mais diagnosticada. Mas tem muitas sutilezas que devem ser respeitadas para um manejo de sucesso.

Falo sobre a Esofagite Eosinofílica, doença relativamente complexa.

A Esofagite Eosinofílica é uma doença que tem sido "redescoberta".

SINTOMAS
Seus sintomas mais comuns são:

Em adultos, a impactação alimentar esofágica é, às vezes, a primeira manifestação e a maioria dos pacientes tem dificuldade para engolir (disfagia). Geralmente há episódios em que algum alimento "entala". Podem ocorrer também sintomas da doença do refluxo gastresofágico (DRGE), como queimação no peito
Os pacientes muitas vezes também apresentam manifestações de outros distúrbios atópicos (p. ex., asma, eczema, rinite alérgica).
Ás vezes pacientes que respondem pouco ao uso de medicamentos clássicos para refluxo ( IBPs= omeprazol, pantoprazol, dexlansoprazol, etc) na verdade tem Esofagite Eosinofílica.
Mas é preciso ter bastante conhecimento Clínico para saber que casos podem ser devidos á Esofagite Eosinofílica. É uma doença de diagnóstico relativamente difícil.

DIAGNÓSTICO DEFINITIVO
O diagnóstico é feito pela Endoscopia com biópsias.
Mas como falo sempre: é preciso um Médico experiente. Muitas vezes não existe nenhuma alteração específica na Endoscopia e o exame parece normal (no esôfago) ou pouco alterado. Mas o Médico experiente sabe o Histórico Clínico de seu paciente e sabe que a Esofagite Eosinofílica PODE ter um aspecto de esôfago normal. E desse modo, faz as (várias) biópsias que dão o diagnóstico.

Em outras palavras: o valor de um Médico experiente fica bem evidente em uma doença como a Esofagite Eosinofílica. E as vantagens de fazer Endoscopia com um Médico de alto nível se confirmam.
O Médico de qualidade conhece as orientações dadas por entidades Internacionais como o American College of Gastroenterology para o diagnóstico. Essas orientações se chamam Guidelines.

Mas, além dos Guidelines o Médico deve conhecer detalhadamente seu paciente. Um conhecimento não funciona sem o outro.

Não adianta saber o que há de mais atual, sem conhecer seu paciente.
E não adianta conhecer seu paciente sem conhecer a doença.
O Médico de alto nível conhece seu paciente E TAMBÉM as recomendações internacionais para o diagnóstico e tratamento de TODAS as doenças que trata. E quando não sabe, vai estudar e procurar colegas que já tiveram experiência com aquela doença. Afinal, o número de informações e novidades que existem em Medicina é enorme. E exige um estudo constante e diário.

O tratamento, como tudo em Medicina, é individualizado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Lucas Defanti
Gastroenterologista, Hepatologista, Especialista em clínica médica
Rio Das Ostras
O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.

Especialistas

Mauricio Giusti Calderon

Mauricio Giusti Calderon

Cirurgião geral, Cirurgião pediátrico

São Paulo

Marco Aurelio de Lacerda Pinto

Marco Aurelio de Lacerda Pinto

Generalista

Niterói

Kelton Silva Sena

Kelton Silva Sena

Generalista

Taubaté

Marcelo Miranda

Marcelo Miranda

Cirurgião geral

Barreiras

Felipe de Lucena Moreira Lopes

Felipe de Lucena Moreira Lopes

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Porto Alegre

Fabio Vizeu Medaglia Filho

Fabio Vizeu Medaglia Filho

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral, Médico clínico geral

Brusque

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1070 perguntas sobre Refluxo gastroesofágico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.