Boa tarde, fenda nas cordas vocais causa desconforto na garganta, como se tivesse algo parado que nã

4 respostas
Boa tarde, fenda nas cordas vocais causa desconforto na garganta, como se tivesse algo parado que não desce?
Olá! Essa não é uma queixa comum para esse tipo de alteração. Geralmente, nos casos de fenda, é relatado fadiga, rouquidão... Sugiro avaliar melhor com seu médico otorrino e fonoaudiólogo

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Concordo com o colega que fenda entre as pregas vocais não gera sensação de algo parado (corpo estranho) na laringe. Apenas gostaria de acrescentar que em alguns casos pode haver sinal sugestivo de refluxo faringolaringeo na região posterior entre as pregas vocais e este, ocasionalmente, pode provocar essa sensação. Outro achado laringeo que pode gerar tal sensação é a presença de residuo salivar ou alimentar em uma ou ambas as hemilaringes. Na investigação médica deve ser incluída o exame de laringoscopia, que pode ser feito por um médico Otorrinolaringologista ou por um médico Cirurgião de cabeça e pescoço. É fundamental que no laudo médico esteja determinado o tipo de fenda vocal, bem como a presença/ ausência de lesões, sinal sugestivo de refluxo, estase salivar ou de alimento e em qual região da hipofaringe tais achados se encontram. Em posse de um bom relatório é possível procurar um fonoaudiólogo, para que este possa lhe oferecer um serviço de qualidade.
Concordo com as respostas das colegas; gostaria apenas de enfatizar a importância de obter as imagens do exame para melhor acompanhamento da evolução em relação ao quadro inicial. Para identificar fendas glóticas o exame indicado é a telelaringoestroboscopia.
Pode sim! Nocaso de uma fenda glótica, há escape aéreo constante, isto faz com que você precise falar mais pausadamente, tendo mais tomadas de ar para suatentar a sua fala. Quando o indivídio não tem esta consciência, acaba mantendo um padrão de fala mais acelerado,eventualmente com intensidade mais alta de voz, causando muito esforço e cansaço da musculatura e consequentemente prejuízos vocais pelo abuso cometido. Por este motivo, sentimos uma pressão na região cervical, qu é cusada por esforço vocal.

Especialistas

Patricia Maia Tavares

Patricia Maia Tavares

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Suéllen Karolyne Golon

Suéllen Karolyne Golon

Fonoaudiólogo

Irati

Jane Celeste Guberfain

Jane Celeste Guberfain

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Gabriela Chicon

Gabriela Chicon

Fonoaudiólogo

Porto Alegre

Suevellyn Nascimento

Suevellyn Nascimento

Fonoaudiólogo

Nova Lima

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 84 perguntas sobre Distúrbios Da Voz
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.