Boa tarde, gostaria de esclarecer uma dúvida. Existe alguma relação entre contradependência, alexiti

15 respostas
Boa tarde, gostaria de esclarecer uma dúvida. Existe alguma relação entre contradependência, alexitimia e transtorno de personalidade esquizoide?
Podemos pensar a contradependência e a alexitimia como elementos que podem fazer parte do TPE. Contudo, não são por si sós diagnósticos e, inclusive, a contradependência não é um termo validado cientificamente.

Indivíduos com TPE tendem a se isolar, e se sentem bem em viver com o mínimo de interações sociais possíveis. São distantes emocionalmente dos outros (é possível que isso esteja vinculado à capacidade de entender algumas de suas próprias emoções), e não se interessam em iniciar ou manter relação de amizades ou amorosas. Estão relativamente bem com isso.

Ola,
Paciente normalmente nâo esta interssado em fazer analise clinica ou estudo de caso. Normalmente esta interessado em se sentir melhor, conseguir estar bem, se livrar de alguns comportamentos e fazer oque quer que aconteca em sua vida. Existem pessoas que vivem bem sozinhas e outras precisam de mais companhia. Cada um é cada um e tentamos respeitar as individualidade. Para entender melhor suas emoções , melhor procurar conversar e estabelecer uma relaçao com um profissional psicologo que irá solucionar suas questões.
Quero apoiar o que os meus colegas já responderam. Como profissional, não me sentiria bem respondendo perguntas acadêmicas na brevidade devida neste lugar. Respostas estatísticas podem contribuir para contextualizar o problema, mas o importante é entender o que a pessoa sente, apesar de dito em apenas poucas palavras.
Olá querido, talvez você queira ter dito correlação, ou talvez codependência, não? Bom, o termo que você usou não importa. Mas é muito comum pessoas com TPE terem também alexitimia. Mas não é uma regra. Cada pessoa manifesta de uma forma diferente.
Um beijo.
Boa tarde, comumente pessoas com TPE também podem apresentar alexitimia. Como dito pelos colegas acima, não existe uma regra, cada um manifesta de uma maneira, e não tem como dar um diagnóstico, o melhor e procurar uma ajuda psicológica ou psiquiátrica, para uma melhor investigação.
Olá! Diagnósticos psiquiátricos possuem sempre um rol de sintomas que devem ser analisados em sua prevalência e intensidade para que os diagnósticos sejam dados. É bastante comum que diagnósticos diferentes possuam um ou alguns sintomas semelhantes. Mas o que realmente é importante no seu caso, e no caso de todo paciente, é ampliar o autoconhecimento para passar a lidar melhor com suas próprias caracteristicas de personalidade e humor. Conforme esse conhecimento vai se ampliando em psicoterapia, mais o paciente vai aumentando sua própria qualidade de vida, pois o relacionamento consigo mesmo e com os outros vai se tornando cada vez mais harmônico.
Olá, veja bem, o ideal e recomendado seria fazer uma analise mais aprofundada do caso em um processo de avaliação. Da forma como foi colocado, pode acabar ficando um pouco vago. Indico procurar o auxilio de um profissional! Grande abraço.
Olá. Tudo bem? Acredito que você tenha querido dizer correlação. Em alguns tipos de TPE podemos dizer que sim. Mas, não é uma regra. A pessoa precisa ser analisada por um profissional da área.
Em alguns tipos de TPE podemos dizer que sim. O ideal e recomendado é fazer uma análise mais aprofundada do caso em um processo de avaliação psicológica e psiquiátrica.
Ola, pode sim, apresentar alexitimia, em alguns casos. O ideal é procurar um profissional da área para fazer uma análise do caso..Um psiquiatra ou psicólogo é o mais recomendado.
Olá, espero que esteja tudo bem contigo. Perceba que, primeiramente, como muitos colegas já comentaram, é importante fazer uma análise mais detalhada de cada caso, preferencialmente de forma integrada entre psicologia e psiquiatria, ouvindo o que a pessoa tem a dizer. Porém, não é incomum que pacientes com TPE também apresentem alexitimia.
Sim, há uma relação entre contradependência, alexitimia e transtorno de personalidade esquizoide.

A contradependência é um padrão de comportamento caracterizado por uma forte necessidade de independência, dificuldade em confiar nos outros e evitar a intimidade emocional. A alexitimia, por sua vez, é uma dificuldade em identificar e expressar emoções, e está frequentemente associada à contradependência. Já o transtorno de personalidade esquizoide é caracterizado por um isolamento social extremo, falta de interesse em relacionamentos interpessoais e uma gama restrita de emoções e expressão afetiva.

A contradependência e a alexitimia são frequentemente identificadas em indivíduos com transtorno de personalidade esquizoide, já que esses traços de personalidade podem contribuir para o isolamento social e a dificuldade em se conectar emocionalmente com outras pessoas. O tratamento geralmente envolve psicoterapia para ajudar o indivíduo a identificar e expressar emoções de forma mais eficaz e a desenvolver habilidades sociais saudáveis para construir relacionamentos interpessoais satisfatórios.
Olá, espero que esteja bem e que fique bem.
Contradependência, alexitimia e Transtorno de Personalidade Esquizoide (TPE) são conceitos complexos que têm interações variadas. A contradependência envolve reações opostas a influências externas, enquanto a alexitimia é a dificuldade em identificar e expressar emoções próprias. O TPE é caracterizado pela distância social e dificuldade em expressar emoções. Estudos indicam uma possível associação entre TPE e alexitimia, além da contradependência como um padrão comportamental. No entanto, cada indivíduo é único, e o diagnóstico preciso requer avaliação profissional.
Espero ter ajudado
Abraços

Boa tarde! Existem algumas conexões entre contradependência, alexitimia e transtorno de personalidade esquizoide. A contradependência, caracterizada pela resistência em depender dos outros e em aceitar ajuda, pode estar presente tanto na alexitimia, que é a dificuldade em identificar e expressar emoções, quanto no transtorno de personalidade esquizoide, que envolve uma preferência por atividades solitárias e pouca expressão emocional. Portanto, enquanto não há uma relação direta entre os três, eles podem coexistir e influenciar-se mutuamente. Se desejar discutir mais sobre isso ou tiver outras dúvidas, estou à disposição para uma consulta.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 80
Olá. Buscando complementar o que foi dito pelos colegas, vejo que a relação mais próxima seria entre Alexitimia e TPE, onde é possível destacar o distanciamento social, a falta de clareza sobre a origem de se sentir à parte do mundo, sofrimento emocional, queda da qualidade de vida.
Não ficou claro se o uso do termo "contradependência" foi usado dentro do sentido que você queria, pois no contexto de seu questionamento, seria algo como "anti-dependência". Como há essa dúvida, prefiro me abster de prosseguir com algum esclarecimento.
Pessoas que possuam esses transtornos mostram dificuldade em buscar por ajuda psicoterápica, mas ao levantarem questionamentos como esse, mostram potencial abertura. O processo, sem dúvida, poderia ser muito útil para minimizar os prejuízos sociais, familiares e da qualidade de vida.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 220

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!