Boa tarde, gostaria de saber se o Diu pode alterar o odor da mestruação?
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
Após a inserção do DIU, você deverá fazer um ultrassom para avaliar o posicionamento. Ele deverá estar dentro da cavidade uterina e acima do orifício interno do colo uterino. Após este primeiro exame, novas ultrassonografias não serão necessárias. O controle do posicionamento do DIU pode ser feito pelo fio do DIU.
Até fazer o ultrassom, você deverá usar algum método anticoncepcional adicional como preservativo.
Se você colocou o DIU até o sétimo dia do ciclo menstrual e ele está bem posicionado, você já está protegida contra a gravidez.
Se você colocou o Mirena após o sétimo dia do ciclo menstrual, você deverá aguardar 7 a 10 dias para estar protegida contra a gravidez, desde que ele esteja bem posicionado ao ultrassom.
O risco de falha do DIU hormonal é de 2 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,2%).
Você tem 90% de chance de ter uma boa adaptação ao DIU e de apresentar um padrão menstrual favorável. O padrão menstrual é considerado satisfatório quando a mulher fica 100% do tempo sem menstruar (raro); fica a maior parte do tempo sem menstruar; ou menstrua todos os meses mas em volume pequeno e sem cólicas. O seu médico nunca deverá prometer que você ficará 100% do tempo sem menstruar. Os escapes menstruais podem acontecer. O sangramento poderá ser mais frequente nos primeiros 3 meses após a inserção.
Não atrapalha a relação sexual, não gera corrimentos, não provoca infecção, não provoca câncer, não provoca danos ao seu útero, não reduz a sua fertilidade, não dificulta uma gravidez futura, não é abortivo. O DIU hormonal não aumenta o risco de trombose e não altera a libido. Mas pode piorar a pele, com aumento de espinhas e oleosidade da pele.
O DIU hormonal tem duração de 5 anos. Apesar de existirem trabalhos mostrando que o DIU tem duração de 7 anos, temos que seguir a bula e trocá-lo com 5 anos. A troca pode ser realizada em consultório médico, sob anestesia local e com mínimo desconforto para a paciente. Você não precisa estar menstruada para colocar o DIU.
O mirena não altera o peso e não provoca trombose.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas.
O MIrena ou DIU de cobre não altera o odor da menstruação.

Bom dia,
O diu não altera o odor da sua menstruação o que pode acontecer é que o diu muitas vezes aumenta a presença de corrimento vaginal podendo este estar e com cheiro mais forte, por isso o ideal é você procurar um ginecologista e ser examinada, para excluir a presença de corrimento vacinal.
Espero ter ajudado

Dr. Jose Carlos Gaspar Junior
Dr. Jose Carlos Gaspar Junior
Ginecologista
Santos
O DIU de cobre ou de prata aumenta a possibilidade de infecções genitais , entre elas as vaginite e a vaginose , sendo assim diante desta queixa de menstruação com odor fétido você deve passar no seu ginecologista para fazer um exame mais específico.

O DIU não altera o odor da menstruação! Caso vc esteja percebendo alguma alteração do odor , sendo ou não usuária de DIU, procure seu ginecologista para ser avaliada!

Especialistas em DIU Mirena

Sckarlet Biancolin

Sckarlet Biancolin

Ginecologista

São Paulo

Agendar uma visita
Patricia Ribas Tarasconi

Patricia Ribas Tarasconi

Ginecologista, Especialista em medicina estética

Curitiba

Agendar uma visita
Marcio Lamblet

Marcio Lamblet

Ginecologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 864 perguntas sobre DIU Mirena

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.