Boa tarde meu pai tem 66 anos tem hipertensão e diabetes compensada .tem tratamento com enalapril at

2 respostas
Boa tarde meu pai tem 66 anos tem hipertensão e diabetes compensada, tem tratamento com enalapril atenolol anlodipino clortalidona..tem a creatinina 1.36 ..será que precisa consulta com nefrologista??
Dra. Giulia Borges
Nefrologista
São Paulo
Bom dia! Diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmicas são as duas doenças que, no mundo inteiro, mais lesão a doença renal crônica.

A doença renal crônica se estabelece ao longo de meses - anos de forma silenciosa.

É importante ressaltar que a creatinina não é o único exame para avaliar a função e o metabolismo renal: eletrólitos (sódio, potássio, cálcio, fósforo), gasometria venosa, vitamina D, hemograma e urina (pesquisa de hematúria e proteinúria) e um exame de imagem do aparelho urinário são importantes para classificar o estágio da doença renal crônica e calcular o risco de progressão da doença. E, dessa maneira, estimular metas/alvos terapêuticos para a pressão arterial e a glicemia.

A avaliação com nefrologista é importante, principalmente quando há perda rápida e não explicada de função renal, descontrole dos níveis pressóricos, edema (inchaço), sangramento ou espuma na urina.

Orientações de alimentação e cuidado com medicações que podem prejudicar os rins também são pontos importantes avaliados pelo nefrologista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Maria Cristina Ribeiro de Castro
Nefrologista, Médico clínico geral
São Paulo
Pacientes hipertensos e diabéticos devem ser acompanhados por nefrologista para que se evite a perda progressiva da função renal.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.