Boa tarde, meu pai tem 78 anos e esta com a doença de Parkinson a uns 5 anos, depois de uma pneumonia
3
respostas
Boa tarde, meu pai tem 78 anos e esta com a doença de Parkinson a uns 5 anos, depois de uma pneumonia severa a doença parece que progrediu muito nos últimos 2 anos, hoje não consegue mais andar, o pescoço ficou rígido e engasga ao comer, existe tratamento pra que ele volte a ter mais movimentos?
Caro internauta, infelizmente quando a doença de Parkinson se inicia em idade mais avançada, infelizmente ela tende a evoluir de forma mais rápida que o habitual. Quando isso acontece e acontece rigidez significativa é necessário avaliar se não tem distonia, através de exame de eletroneuromiografia. Pois se tiver distonia significativa é possível que toxina botulínica ajude, como por exemplo na postura do pescoço. Também tem que ver se não tem medicamentos que esteja piorando o quadro. Pois isso é muito comum. Tem que ver outras comorbidades não tratadas, como desidratação, desnutrição, polineuropatias, perda de massa muscular, dores, problemas articulares.Tudo isso afeta a mobilidade.
E tem que ajustar a dose Dopaminergica e de forma tal que não dê confusão mental e nem hipotensão ortostática. E também pode pensar em EMT.
Realmente o Parkinson avançado é uma doença neurológica que demanda experiencia e expertise de quem for manejar.
Atenciosamente
Willian Rezende do Carmo
E tem que ajustar a dose Dopaminergica e de forma tal que não dê confusão mental e nem hipotensão ortostática. E também pode pensar em EMT.
Realmente o Parkinson avançado é uma doença neurológica que demanda experiencia e expertise de quem for manejar.
Atenciosamente
Willian Rezende do Carmo
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A doença de parkinson tem diversos e eficazes diferentes tipos de tratamento .
Procure o seu neurologista de confiança para reavaliar e otimizar o tratamento quando possível .
Fiquem bem !
Felipe
Procure o seu neurologista de confiança para reavaliar e otimizar o tratamento quando possível .
Fiquem bem !
Felipe
É preciso primeiramente avaliar se esta piora está relacionada apenas a evolução natural da doença de Parkinson ou se é decorrente de outras patologias associadas (como AVC, sarcopenia, desnutrição, etc). Para isto, uma avaliação geriátrica ampla se torna necessária para um adequado diagnóstico e manejo medicamentoso e de suporte. Existe sim diversas opções terapêuticas para melhorar o quadro motor, restabelecendo uma reposição dopaminérgica adequada. Geralmente além da parte medicamentosa, existe a necessidade de uma equipe multidisciplinar como fonoaudiólogos e fisioterapeutas.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Meu pai teve um AVC a sete meses, afetou a fala,recentemente percebi ele fazendo movimentos na mão e um pouco trêmula pode ser parkinson.?
- Atividade eletrica anormal verifica-se ondas e pontas agudas de projeção predominantemente nas áreas temporais a direita! O que significa isso no EEG?
- Quando toma o prolopa baixa a pressão da sonolência
- Como deve ser alimentação de quem tem parkinson?
- O prolopa BD, só funciona logo qdo acorda? Depois seu efeito é muito pouco?
- Meu esposo toma Mantidan, Prolopa e Pramipesol, ele pode tomar Benegrip?
- o parkinson pode afetar a fala?
- A minha mãe foi diagnosticada com o parkison esta tomando prolopa ,o medico aumentou a dose e ela agora esta sentindo muita ansiedade é normal nos primeiros dias que aumenta a dose sentir algum tipo de reação?
- Boa tarde! Tenho parkinson. Posso tomar creatina? E colágeno?
- Doença de Parkinson pode causar fasciculações em lugares aleatórios do corpo?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 237 perguntas sobre Doença de Parkinson
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.