Boa tarde O médico me passou Tapazol de 10mg de 8 em 8 horas, está em falta mais achei de 5 mg, pos

2 respostas
Boa tarde
O médico me passou Tapazol de 10mg de 8 em 8 horas, está em falta mais achei de 5 mg, posso tomar 2 comprimidos de 5 mg de 8 em 8 horas?
Boa tarde! Sua pergunta é muito relevante, especialmente em situações onde há dificuldade em encontrar a medicação na dosagem prescrita. O Tapazol (metimazol) é um medicamento utilizado no tratamento de hipertireoidismo, uma condição que afeta a glândula tireoide, fazendo com que ela produza hormônios em excesso. A dosagem do medicamento é crucial para o controle adequado dessa condição.

Tomar dois comprimidos de 5 mg para substituir um de 10 mg, de fato, resulta na mesma dosagem total de 10 mg. Essa abordagem é comumente aceita quando a dosagem prescrita não está disponível. No entanto, é fundamental que essa alteração seja comunicada e aprovada pelo seu médico. A medicina integrativa, com seu foco holístico, enfatiza a importância de personalizar o tratamento ao indivíduo, considerando não apenas os aspectos físicos da doença, mas também o contexto geral de saúde do paciente.

Além da medicação, na medicina integrativa, também consideramos outros aspectos que podem influenciar o bem-estar do paciente, como dieta, estilo de vida e fatores emocionais. Por exemplo, no tratamento do hipertireoidismo, além do uso de medicamentos como o Tapazol, pode ser benéfico avaliar e ajustar a ingestão de nutrientes que influenciam a função tireoidiana, como o iodo, e considerar técnicas de redução de estresse, que podem impactar positivamente a saúde da tireoide.

Antes de fazer qualquer alteração na forma como você toma o medicamento, é essencial conversar com seu médico. Ele poderá confirmar se a adaptação da dosagem é apropriada para o seu caso específico e garantir que o tratamento continue seguro e eficaz. Lembre-se, a comunicação aberta com seu médico é chave para o sucesso do tratamento, permitindo ajustes conforme necessário para atender às suas necessidades de saúde de forma integral.

A medicina integrativa busca o equilíbrio e o bem-estar geral, e entender como o tratamento do hipertireoidismo se encaixa no seu contexto de saúde mais amplo é um aspecto importante. Estou aqui para apoiá-lo nesse processo, garantindo que você receba cuidados personalizados e baseados em evidências.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.

Bom dia
O Tapazol pode ser trocado 1 comp de 10 mg por 2 comprimidos de 5 mg , sem problemas. Retorne ao seu médico para realizar as revisões regularmente, pois o uso de medicamentos como o Tapazol necessitam monitoramento regular para eventuais reajustes da dose diária.
Boa sorte!